Coluna do Celsinho

Partida

Celso de Almeida Jr.
Veio à memória a imagem de dona Zelma Landi explicando-me que seu filho mudara-se para Ubatuba e, como professor, poderia auxiliar-me na escola.


O primeiro contato com Maurício Mungioli foi marcante.

Reconheci de imediato sua vocação extraordinária.

Confessou-me seus sonhos; sua visão atualíssima sobre o processo educativo.

Apaixonado por música, forçou-me ao reencontro com as baquetas da bateria encostada.

Tocamos deslumbrados, no Clube do Violão, sua deliciosa idéia para integrar professores, famílias e alunos.

Implantou os simulados no ensino médio, curso que tínhamos recém inaugurado no início dos anos dois mil.

Comprometido com o social, pediu que estendêssemos esse ensaio aos alunos da rede pública.

Numa tarde de sábado, vi o colégio lotado de estudantes das mais diversas escolas da cidade, treinando para o vestibular.

Questionador; foi adorado pelos adolescentes, identificando-se com eles.

Ajudou-me no curso supletivo, no cursinho, enfim, foi um fiel colaborador.

Num certo instante, conversou comigo sobre a intenção de um voo solo.

Um diálogo franco, típico de homens determinados, que eu tanto admiro.

Eu vivia um daqueles anos financeiramente muito difíceis e expus a mais sincera preocupação sobre conseguir honrar seus direitos trabalhistas.

Generoso, apoiou seu braço em meu ombro e disse que eu não deveria me preocupar. Ele jamais me incomodaria; reconhecia o meu drama.

E assim partiu, seguiu adiante.

Criou a sua Oficina do Vestibular e contribuiu para que muitos alunos conquistassem vagas em disputadas universidades.

Um projeto admirável que mereceria continuidade.

Uma vez ou outra nos encontrávamos no centro da cidade em conversas rápidas, amistosas, esperançosas.

Partíamos na sequência, na infindável luta do dia-a-dia.

Quando a notícia de sua morte chegou fiquei imaginando a dor terrível de sua família e de seus amigos mais queridos.

Compartilho com eles a minha indignação, na esperança de que as autoridades municipais zelem pela saúde de nossa gente com o respeito, a dedicação e a infra-estrutura que todos merecem.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu