Geologia

De baixo para cima

Luiz Fernando Veríssimo no Blog do Noblat
Especulei aqui se o certo não seria chamar de pós-sal, em vez de pré-sal, o lugar de onde sairá o bendito óleo, já que as brocas virão de cima para baixo, e recebi correções de todos os lados.

Quem adivinharia que entre dezessete leitores houvesse tantos entendidos em geologia, em contraste com a minha completa ignorância?

A explicação mais autorizada e simpática veio de um geólogo profissional, Guilherme Estrella, diretor de Exploração e Produção da Petróleo Brasileiro S.A.

Segundo ele, os geólogos têm uma lógica peculiar. Estudam a história do planeta de baixo para cima, pela sedimentação das suas rochas empilhadas ininterruptamente através do que chamam de tempo geológico.

As brocas retrocedem no tempo geológico. O que está por baixo é mais velho do que o que está por cima, por isso é pré. Pós-sal é tudo que está acima da camada de sal, inclusive você, eu e os peixinhos. Entendi.

Leia mais

Nota do Editor - Assim como Veríssimo, também fiz confusão quanto ao sentido das camadas geológicas. Felizmente houve quem corrigisse o colega famoso e assim, pegando carona, me redimi. Nada do pós-sal, é pré-sal mesmo. Fica então registrado que os caças do Lula vão proteger o óleo da camada pré-sal da sanha imperialista. Caças franceses, suecos ou americanos. Acho que serão franceses. "Lula ha sempre ragioni". (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu