Esclarecimento

Da Gerência de Cemitérios da Prefeitura Municipal de Ubatuba

No último dia 01 de novembro, véspera de finados, como gerente de cemitérios da PMU, fui obrigado a tomar uma atitude realmente drástica. Com certeza, todo o possível foi feito para que não chegássemos a este extremo, porém, como funcionário da PMU, há exatamente dez anos e dez meses, neste mesmo cargo de 1993 a 2000 e novamente de 2005 até o momento, por várias vezes tentei mobilizar os proprietários de túmulos no Cemitério Santa Cruz, através de comunicados em jornais, rádios e até placas e faixas no interior do referido cemitério, porém minhas tentativas foram em vão. Poucos eram os interessados que nos procuravam, para tomar ciência e devidas regularizações. Pior do que isto, infelizmente, de forma inconseqüente, muitos proprietários de túmulos retiravam as placas de irregularidade de seus túmulos e colocavam indevidamente em outro, ou seja, desrespeitando mais uma vez a lei e causando grande transtornos às pessoas que mantinham seus túmulos devidamente regularizados.
Com certeza esta medida que tomei neste momento, causou espanto e até certa indignação a algumas pessoas, porém, tenho consciência de meus atos. Não se trata de desrespeito, ou de tentativa de constranger alguém, pois meu objetivo foi, é e será sempre, o de preservar a dignidade humana, não causando dificuldades e ainda mais sofrimento para quem quer que seja. Isto porque no momento de sepultar seus entes queridos, por algum tipo de irregularidade, as pessoas não poderiam utilizar seus túmulos, uma vez que muitos deles estariam interditados, o que, com certeza, impossibilitaria o sepultamento naquele momento.
Quando digo que tomei esta decisão, é por que sou o único responsável, uma vez que tal procedimento foi determinado por mim. Esclareço ainda que após reunião no Ministério Público fui informado que a denúncia foi apresentada como crime contra o consumidor, ou seja, que o objetivo foi o de constranger munícipes que estivessem em débito com a municipalidade, o que não é verdade. Nosso objetivo foi e é de regularizar situações de falta de conservação através do abandono, identificação através de emplacamento e principalmente a questão estrutural dos túmulos que não ofereciam condições de sepultamento, e o que é pior, ofereciam riscos às pessoas que circulam próximo aos mesmos, bem como aos coveiros, nos casos de abertura de sepulturas próximas.
Quem me conhece sabe da minha dignidade. Posso até ter sido radical, mas daí aproveitadores tentarem, através do meu ato, atingir a municipalidade, é pura politicagem. O mais inteligente é tirarmos proveito desta situação aprendendo com ela, pois, com certeza, erros existiram, mas foram de ambas as partes. Uma vez que se deu tanta importância para criticar, por que não é dada a mesma importância para solucionar o problema? Tenho envolvimento com este ramo de atividade há mais de vinte anos, por isso, não vamos tapar o sol com a peneira. Vamos falar a verdade: infelizmente muitos de nós só dá importância a MORTE quando ela acontece, ou estou mentindo? Será que ainda não aprendemos que esta é a única certeza que temos?
Aproveito para pedir perdão àqueles que ofendi. Não tinha este objetivo, e por isto mesmo me coloco à disposição de todos para qualquer esclarecimento. Informo que cada caso é um caso e, conforme acordo com o Ministério Público e determinação do Sr. prefeito, estaremos substituindo a pintura feita nos túmulos por placas de irregularidade, uma vez que no momento já são bem menos, tendo em vista a grande quantidade de regularizações já realizadas nestes dias.
Outras informações na Gerência de Cemitérios na Av. Dona Maria Alves, 958 – centro, ou pelo telefone 3833-3066. 24 hs todos os dias.

Lúcio Flávio da Silva (Bogodão)
Gerente de Cemitério da PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu