Manchetes do dia

Sábado, 10 / 11 / 2007

Folha de São Paulo
"Governo quer fatia maior do petróleo"
O governo vai mudar as normas de licitação dos 41 blocos de exploração na bacia de Santos, onde a Petrobras achou um megacampo de petróleo que pode elevar as reservas do país em 60%. Não será mais usada a regra em que o vencedor fica com todo o faturamento do petróleo e do gás explorado, pagando tributos e royalties. Ele ficará com parte da receita, e a União, com o resto.


O Globo
"Juiz manda prender de novo 43 PMs acusados de tráfico"
Menos de três dias após terem sido soltos e comemorado com fogos de artifício, os 43 policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) suspeitos de receber propinas do tráfico tiveram a prisão preventiva novamente decretada pelo mesmo juiz que decidira pela libertação deles. O Ministério Público estadual incluiu mais um policial em nova denúncia. Até ontem à noite, nenhum dos PMs tinha sido preso. No Complexo do Alemão, o policial civil Eduardo Henrique de Matos, de 35 anos, levou um tiro na cabeça e morreu, quando o helicóptero que ocupava foi atacado por traficantes. Há três semanas, ele participou da polêmica operação, na Favela da Coréia, em que policiais num helicóptero perseguiram e mataram dois bandidos.


O Estado de São Paulo
"Novas regras tiram múltis do leilão do petróleo"
A retirada de 41 blocos da próxima rodada de licitações na Agência Nacional do Petróleo (ANP) fará com que grandes empresas estrangeiras se afastem da disputa. Esses blocos eram os mais cobiçados pelas multinacionais por ficarem na área da maior jazida do País, o Poço Tupi, recém-descoberto na Bacia de Santos. O leilão será dentro de duas semanas e as companhias se queixam de ter feitos pesados investimentos para participar da concorrência. Estima-se que cada uma delas tenha gasto entre US$ 8 milhões e US$ 5 milhões na preparação. "O potencial dessas reservas já era do conhecimento de todo o mercado", disse o advogado Luiz Antônio Lemos, que representa cinco companhias estrangeiras. "A população podia não saber, mas o mercado já sabia". O secretário de Minas e Energia, João Souto, afirmou que a exploração do Poço Tupi vai envolver o máximo possível de mão-de-obra, bens e serviços nacionais.


Jornal do Brasil
"Chávez pede união com "magnata do petróleo""
Encantado com a descoberta brasileira de um megacampo de petróleo e gás, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou Lula de "magnata do petróleo" e defendeu a formação da "Petroamazônia", unindo a Petrobras e a petrolífera venezuelana PDVA. Em seu país, continuam os protestos contra a reforma constitucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu