Ubatuba em foco

Nobreza obriga

Corsino Aliste Mezquita
Desprendido de títulos, comendas e homenagens nunca pratiquei atos visando recebê-los. Fora de cogitação solicitá-los, almejá-los ou a eles aspirar.Nesse espírito desligado e alheio a cobiças estava, na minha residência, às 17h45 do dia primeiro de outubro, próximo passado, quando o telefone tocou. Atendi. Do outro lado da linha alguém disse:
- É da Câmara. O assessor do senhor vereador Edílson Félix.
- Boa tarde. Que deseja? Em que posso ser útil?
- O senhor já recebeu o título de “Cidadão Ubatubense”?
- Não. Nunca me preocupei com isso.
- O senhor aceitaria se o vereador Edílson Félix propuser o seu nome?
Emudeci e pensei por alguns segundos. Recuperado de susto falei:
- Morando e trabalhando em Ubatuba e por Ubatuba, durante mais de trinta e quatro anos, seria falta de educação, de minha parte, não aceitá-lo. Será que passa?
- Isso é com Edílson. Acho que sim.
- Fala ao senhor vereador Edílson que todos os que falamos e escrevemos algumas verdades, combatemos a corrupção e enfrentamos os homens no poder, somos detestados pelos políticos, considerados pessoas não gratas e, só, merecedores de pancadas.
- Quando podemos conversar com o senhor?
- Quando desejarem.
- Pode ser amanhã, às dez?
- Pode. Aqui, na minha casa?
- Sim. Boa tarde e tudo de bom para o senhor.
A conversa aconteceu às dez horas em ponto. Durante noventa minutos discorremos sobre política local, aceitação do meu nome, perseguições sofridas, por ambos, da atual administração, processos injusta e arbitrariamente abertos contra nós, calúnias amplamente divulgadas, na imprensa paga com dinheiro público, e o gratificante que seria a aceitação do meu nome, nessas circunstâncias. O diálogo transcorreu agradável, sincero, sem grandes otimismos conhecedores que somos de nossos: Executivo e Legislativo. Ubatuba passa por momentos difíceis. Supostamente os administradores municipais estão sem recursos, faltam produtos fundamentais nas repartições, pagamentos de fornecedores e prestadores de serviços estão atrasados mais de sessenta dias etc. etc. As causas estariam relacionadas com suposta corrupção e administração descontrolada. Os atrasos da Prefeitura provocam círculo vicioso de crise econômica pública e privada.
Novamente agradecendo a indicação, aos principais responsáveis, nos despedimos. Desliguei do assunto. Após a sessão da Câmara informaram-me do resultado.
Processo de aprovação encerrado cabe agradecer: ao senhor vereador Edílson Félix e a sua assessoria, ao senhor presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortes e aos senhores vereadores: Charles, Claudinho, Jairo, Luciana, Marcos (Tio Sam), Osmar e Romerson (Mico) pela dádiva. Obrigado.
Não sei se sou merecedor de tão importante comenda. O que posso atestar de mim mesmo é que amo Ubatuba como minha segunda mãe pátria e por ela tenho feito tudo o que me foi possível. Nestes trinta e quatro anos e nove meses, de estadia em Ubatuba, tenho sido cidadão de pleno direito, cumprido meu dever, nos cargos ocupados e nas responsabilidades assumidas. Não foram poucos. Defendi meus direitos e os de meus colegas, combati a corrupção e procurei dar exemplo, administrando com transparência e nunca me apropriando de um único centavo indevidamente.
Como “nobreza obriga”, continuarei a exercer a cidadania, em pró de Ubatuba e de seus cidadãos. Redobrarei o amor e o carinho a esta TERRA que me acolheu e a seus cidadãos que, fraternalmente, comigo e minha família tem convivido. Obrigado a todos. Muitos participaram para a concessão do TÍTULO DE CIDADÃO UBATUBENSE a este simples e lutador professor. A todos minha eterna gratidão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu