Manchetes do dia

Sábado, 02 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Expectativa de vida chega a quase 72 anos"
A expectativa de vida do brasileiro ao nascer voltou a subir no ano passado, chegando a 71,9 anos - alta de dois meses e 12 dias em relação a 2004. As mulheres vivem, em média, 7,6 anos a mais do que os homens. As estimativas, divulgadas pelo IBGE, servem de parâmetro para calcular os benefícios do INSS.


O Globo:
"Brasileiro vive mais e força mudanças na Previdência"
A expectativa de vida do brasileiro subiu de 71,6 anos em 2004 para 71,9 anos em 2005, um ganho de dois meses e doze dias, de acordo com nova pesquisa do IBGE. De 1991 a 2000, o país ficou mais velho e o número de idosos cresceu 45%, três vezes o aumento da população. A maior expectativa de vida força mudanças imediatas na Previdência, com o contribuinte tendo de trabalhar mais até se aposentar, pois o benefício é calculado de acordo com a idade, a esperança de vida e o tempo de contribuição. A longo prazo, o impacto sobre a Previdência é grande: mais gente na fila da aposentadoria e necessidade de reforma no setor - alto que o presidente Lula tem dito que não fará. O envelhecimento populacional é resultado também da redução da mortalidade infantil e da queda da fecundidade. A mortalidade de crianças caiu 14,3% nos últimos cinco anos, mas a taxa ainda é superior à de países como Equador e Colômbia.


O Estado de São Paulo:
"IBGE: 64% dos idosos sustentam família"
A Tábua Completa de Mortalidade, apresentada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, expõe um fenômeno social: aumentou 60,8%, na última década, o número de idosos responsáveis pelo sustento familiar e que dividem moradia com filhos, netos e até bisnetos. Em 1991, encaixavam-se nesse perfil 688 mil pessoas de 65 anos ou mais, número que em 2000 subiu para 1,1 milhão. A pesquisa revela que, em 2000, 64% dos idosos respondiam por suas famílias. Para Juarez de Castro Oliveira, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, além da existência de um maior número de idosos, há outros fatores para essa situação, como o fato de os filhos estarem deixando a casa de seus pais mais tardiamente. Dificuldades financeiras também podem influir. Houve ainda forte crescimento das situações em que o responsável pela família é mulher. O levantamento do IBGE mostra também que a expectativa de vida do brasileiro referente a 2005 subiu para 71,9 anos, com aumento de 2 meses e 12 dias e impacto direto nas contas da Previdência Social.


Jornal do Brasil:
"'Pilantropia' causa 50% do rombo da Previdência"
O governo iniciará uma operação pente-fino nas entidades filantrópicas, organizações não governamentais e empresas isentas da contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social. Pretende acabar com benefícios irregulares - a chamada 'pilantropia' - e conter a renúncia fiscal que se aproximará de R$ 20 bilhões em 2007 - a metade do déficit da Previdência. Além de reforçar a fiscalização, a Receita vai impor novas regras para concessão e renovação dos benefícios. Só as organizações filantrópicas são contempladas com R$ 4,5 bilhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu