Alerta à população

Incidência fora da normalidade

Baseado nos atendimentos à portadores de câncer realizados pelo Projeto conVIVENDO neste último mês, verificamos que por algum motivo o qual estamos pesquisando, há uma grande incidência de casos de câncer de garganta, esôfago, estômago e intestino em pessoas residentes na região do Sertão da Quina e Maranduba. Como câncer de esôfago e estômago raramente se apresentam em pessoas com idade inferior a 50 anos, (salvo em casos específicos como trabalhadores de carvoaria, por exemplo.) solicitamos à CETESB análise detalhada da água consumida por moradores da região, água esta de captação particular, que não faz parte da rede de captação da SABESP, solicitação esta feita por meio de ofício protocolado no dia 05 de julho de 2006 sob o n° 4453/06, o qual até no dia de hoje não obtivemos sequer qualquer resposta. É sabido que os possíveis agentes causadores são:
MERCÚRIO (utilizado geralmente em garimpos e encontrado também em baterias descarregadas).Outro fator à ser considerado é a presença da bactéria denominada HELICOBACTER PYLORI que é a responsável pela gastrite cônica difusa, que pode evoluir.
Infelizmente dependemos da CETESB para que possamos dar prosseguimento às nossas pesquisas e posteriormente tomarmos as providências cabíveis. Acreditamos que neste caso, a Vigilância Sanitária poderia nos auxiliar fazendo uma coleta e mandando para análise , já que a CETESB órgão responsável até o momento não demonstrou interesse em tomar as providências necessárias.
Nos colocamos a disposição da população e a quem interesse o assunto, no endereço : Rua Conceição, 949, centro ( próximo ao Colégio Deolindo), fone 3833 7073 (recados).


Nélia Cristina de Carvalho

Projeto conVIVENDO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu