Manchetes do dia

Segunda-feira, 07 / 05 / 2012

Folha de São Paulo
"França elege presidente socialista" 

Com discurso contra crise econômica e desemprego, François Hollande vence Nicolas Sarkozy no segundo turno

O socialista François Hollande, 57, foi eleito ontem o novo presidente da França. No segundo turno das eleições, ele derrotou o atual presidente, Nicolas Sarkozy, de centro-direita, que buscava a reeleição. Hollande recebeu 52% dos votos, ante 48% de seu adversário, e assume na semana que vem para um mandato de cinco anos. Os socialistas não ocupam a Presidência francesa desde 1995, quando François Mitterrand deixou o cargo. 

O Estado de São Paulo
"Após 24 anos, França elege socialista" 

Eleitor rejeita planos de austeridade de Sarkozy; o vencedor Hollande reafirmou defesa do crescimento como saída para a crise

O discurso de defesa do crescimento econômico em lugar da austeridade devolveu ontem o poder na França aos socialistas, que não venciam eleições presidenciais havia 24 anos. Em votação apertada, o candidato do Partido Socialista François Hollande recebeu 51,7% dos votos, derrotando Nicolas Sarkozy, primeiro chefe de Estado francês em três décadas a não conseguir uma reeleição. Em um discurso sóbrio, Hollande disse que sua missão será levar a mensagem das urnas na França a toda a União Europeia. O vencedor toma posse no dia 15. Na primeira viagem como presidente, vai se encontrar com a chanceler alemã Angela Merkel, principal defensora da austeridade como receita contra a crise.  

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu