Cotidiano

Enquanto isso...

Sidney Borges
O projeto do presidente Lula de estender a banda larga ao país tem o meu apoio. O que se discute por aí, ou melhor, o que não se discute é que o ex-guerrilheiro sem batalhas, ex-ministro e ex-mensaleiro, José Dirceu, levou vantagem. Como sempre acontece, enquanto os outros brigam, ele enriquece. Dizem que logo vai comprar um jatinho. Será o aerodirceu. Para voar perto do aerodilma. Ou do aeroserra. No fim do ano saberemos. Acho que se der Serra Dirceu vai se exilar em Cuba e fazer outro curso. Desta vez de empanadas, o outro foi de trapalhadas.

Na Argentina o casal real tem menos de 30% de ibope. Uma boa razão para tocar fundo a alma dos hermanos. O tema: patriotismo. Desde que nascem os rebentos do país vizinho escutam que as Malvinas são argentinas. Levantar o espírito do um por todos e todos por um pode ser um paliativo, mas não vai mudar o panorama da impopularidade.

Os ingleses tomaram posse das Falklands/Malvinas em 1833. Faço um paralelo com Goa, ex-colônia portuguesa na Índia. O líder indiano Nehru tentou negociar, passou anos tentando, Salazar não quis conversa: "a cidade é portuguesa desde 1510, vai continuar sendo." Sem possibilidade de acordo, em 1961 foram à guerra. Na verdade quase foram. Portugal tinha 3 mil homens defendendo Goa. Nehru cercou a cidade com 40 mil. Na retaguarda deixou 100 mil de prontidão. Nehru era pacifista, tomou Goa sem luta. Os portugueses fizeram as contas e ao perceber a desvantagem desistiram. Prevaleceu o bom senso.

Em 1982 a Argentina invadiu as Malvinas. Na ilha onde venta e faz frio viviam algumas famílias de criadores de ovelhas. Os nativos foram dominados facilmente. O governo militar da Argentina teve tempo de criar uma cabeça de ponte firme, capaz de fazer Margaret Thatcher pensar antes de agir. Mas não o fez. Historiadores supõem que a invasão foi um blefe. Talvez imaginassem que a distância iria demover a vontade britânica. Afinal de contas o petróleo do arquipélago estava em águas profundas. Por que Thatcher iria arriscar o pescoço em uma guerra distante? Pelas ovelhas?

O jogo argentino não funcionou, os ingleses atravessaram o Atlântico e retomaram as ilhas e Thatcher a popularidade. O tempo passou, o petróleo que antes era quase inacessível hoje é facilmente retirado, a tecnologia de exploração avançou. A solução do impasse não acontecerá em breve, talvez nunca aconteça. A Inglaterra construiu uma fortaleza militar para proteger o arquipélago. E começou a explorar o petróleo.

Os argentinos vão protestar, Chávez vai protestar, eu vou fazer coro, as Malvinas são argentinas. O problema é tirar os teimosos ingleses de lá.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu