Petróleo

Petrobras retoma a produção na área de Tupi, no pré-sal de Santos

CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio
A Petrobras informou nesta terça-feira que a produção na área de Tupi, no bloco BM-S-11, no pré-sal da bacia de Santos, foi retomada no último sábado. O poço havia sido fechado no início de julho, depois que um parafuso de fixação de uma das árvores de Natal molhadas (equipamento submarino de controle de fluxo de poços) do projeto apresentou defeito.


Pré-sal é passaporte para combater desigualdade, diz Dilma
Brasil não tem interesse em participar da Opep, diz Lula
Petrobras quer unir poço de Iara com área da União

Inicialmente, a estatal estimava que a produção em Tupi seria paralisada por três meses. A área é a primeira do chamado cluster (polo central) do pré-sal na bacia de Santos a operar, ainda de forma experimental.

O chamado TLD (Teste de Longa Duração) vai durar 15 meses, e vai fornecer informações sobre o comportamento do reservatório local durante a extração de óleo. Nesse tempo, a expectativa é que a produção média seja de 15 mil barris/dia.

Após o TLD, no final de 2010, começará o projeto-piloto de Tupi, com produção média de 100 mil barris/dia e 4 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

A Petrobras estima que Tupi tenha de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural recuperáveis. Se confirmado esse nível de reservas, Tupi será a área petrolífera com maior acumulação de petróleo e gás já descoberta.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu