Copy / Paste. Sem link é plágio

Jornal de São Paulo comete plágio em editorial

Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro no Comunique-se (original aqui)
No dia 27/06, o jornal Imprensa Livre, que circula em cidades do litoral norte de São Paulo, publicou o editorial “Caixa de Pandora do Senado”. O problema é que o texto, que normalmente reflete a opinião do veículo, é um plágio. Escrito originalmente por Claudio Schamis, o artigo foi publicado anteriormente em alguns sites, como o Paraná Online.

Do artigo original, quase tudo foi publicado. Apenas o “pé” foi cortado, talvez por falta de espaço. Avisada pelo autor, a redação do Imprensa Livre publicou, no dia 01/07, uma pequena nota de retratação, na qual afirma que por “um erro no fechamento da edição, deixou de fora o nome do autor”.

“Por se tratar de um texto ótimo, bem escrito e que se assemelha a opinião editorialista do jornal, ele foi publicado em nosso diário”, diz a nota.

Autor deve acionar jornal judicialmente

Não satisfeito com o pedido de desculpas, Schamis pretende entrar com uma ação contra o veículo: “Se gostaram do texto, que paguem por ele”.

“Se me pedissem para publicar, eu ficaria extremamente feliz. Mas sem o meu consentimento, no surrupio, não. Se tivessem ao menos posto o meu nome, o problema era menor. O editorial saiu sem assinatura. Como um editorial sai sem assinatura?”, questiona Schamis.

"Não é só pedir desculpa", explica diretor da Apijor

O diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor) Frederico Ghedini afirma que o jornalista que se sentir lesado deve procurar a Justiça. Explica ainda que uma retratação pode até servir de atenuante, mas não desqualifica o delito.

“Eles cometem um delito e pedem desculpa, mas o problema é que o delito já foi cometido. Se essa obra tem um valor, eles têm que pagar. Não é só pedir desculpa”, diz Ghedini.

O editor responsável pelo Imprensa Livre está de férias e o seu substituto não quis dar declarações ao Comunique-se sobre o caso.
Leia mais


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu