Manchetes do dia

Sábado, 30 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Saddam Hussein morre enforcado"
Ex-ditador é executado pela morte de 148 xiitas; analistas e autoridades internacionais questionam pena - O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, 69, foi enforcado na madrugada de hoje em Bagdá, após ter sido condenado em novembro pela morte de 148 xiitas, em 1982, confirmou o Ministério do Exterior do país. Uma corte de apelação manteve a sentença de morte na terça-feira, e o governo iraquiano acelerou os trâmites para enforcá-lo até o final do ano e antes do feriado religioso de Eid al Adha, que começa hoje, coincidindo com a peregrinação anual a Meca. A execução ocorreu pouco antes da 1h da madrugada no Brasil, o correspondente a próximo das 6h, em Bagdá.
Sérgio Dávila - A execução de Saddam Hussein na madrugada de hoje serviu aos interesses do governo norte-americano, ao desejo da Casa Branca de sair do Iraque de maneira menos vergonhosa e aos planos de vingança de George W. Bush, anteriores ao 11 de Setembro. Ganharam os falcões que continuam pendurados no poder dos EUA e os líderes da maioria xiita iraquiana, da qual o primeiro-ministro Nuri Al Maliki é a face institucional. Perdeu Karim Kadum, porque perderam o direito internacional, a memória das vítimas do ex-ditador, enfim, a Justiça.


O Globo:
"Polícia diz que milícias já preparam revanche"
Um relatório da Subsecretaria de Inteligência, subordinada à Secretaria estadual de Segurança, revela que integrantes de milícias - formadas por policiais e ex-policiais civis e militares - se preparam para reagir aos ataques de traficantes de drogas, ocorridos na madrugada e na manhã de quinta-feira no Rio. A reação confirma que a onda de terror foi provocada pela derrota imposta ao tráfico pelas milícias. A Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e a Cidade Alta, em Cordovil, estão entre os próximos alvos das milícias e, segundo a inteligência policial, há possibilidade de tiroteios em favelas da Maré, que foram perdidas pelo tráfico. A série de ataques, que resultou na morte de 18 pessoas, foi desencadeada por traficantes de duas facções, em resposta à expansão das milícias que dominam 92 favelas.

O Estado de São Paulo:
"TAM foi responsável por apagão no Natal, diz Anac"
O apagão aéreo que congestionou os principais aeroportos do País no Natal teve origem na TAM, segundo relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa teria vendido passagens acima da capacidade de suas aeronaves. Além disso, teria retido oito aviões para manutenção. A retirada dos aparelhos da frota da empresa, que detém 50% dos assentos do setor, segundo a Anac, "gerou impactos em cadeia" na malha da companhia e "os reflexos desse problema desencadearam o chamado efeito dominó". O relatório, que visa a evitar a repetição da crise no ano-novo, diz que o overbooking praticado pela TAM no Natal foi de 1% a 7% (média de 4%) em 125 vôos. A empresa não se pronunciou. Ontem, pelo menos 40 vôos foram cancelados em aeroportos de todo o País - cinco deles em São Paulo -, apesar da proibição da Anac. Mesmo assim, a situação foi tranqüila na maior parte do dia nos balcões e nas salas de embarque.

Correio Braziliense:
"Enforcado"
O homem que governou o Iraque com mão de fero por mais de duas décadas está morto. Saddam Hussein, ditador sanguinário odiado pela maioria dos iraquianos, foi para a forca no momento em que o sol raiava em Bagdá, por volta das 6h (uma da madrugada de hoje, em Brasília). A execução é uma vitória para o presidente norte-americano George W. Bush, líder da coalizão que derrubou o regime de Saddam, em 2003. Mas a sentença, decretada no mês passado por um tribunal da capital iraquiana, recebeu a condenação de boa parte da comunidade internacional. O Brasil reagiu, divulgando um duro comunicado no qual contesta a legitimidade da invasão e alerta para o risco de agravamento da violência no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu