Manchetes do dia

Sexta-feira 29 / 05 / 2015

O Globo
"Câmara rejeita limites à farra dos partidos"

Coligação proporcional é mantida, e verba para nanicos fica garantida

Aprovado por deputados, fim da reeleição também deverá passar no Senado, na avaliação de líderes

Um dia após aprovar o fim da reeleição para cargos executivos, a Câmara decidiu, num acordo entre partidos grandes e nanicos, manter as coligações proporcionais. E instituiu cláusula de barreira bastante branda, o que também favorece pequenas legendas. Com isso, dois dos principais problemas do sistema brasileiro não devem mudar: o número elevado de partidos e o acesso deles a verbas públicas. Já o Senado protestou contra os chamados jabutis (inclusões em MPs), que permitiram, por exemplo, a aprovação de um shopping na Câmara. Patrocinador da proposta, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, chamou a reação de palhaçada. 

Folha de S.Paulo
"Chefe da CBF deixa a Suíça após eclosão de escândalo"

Del Nero abandona evento da Fifa depois da prisão de 8 suspeitos de corrupção

Um dia após uma operação policial deflagrar o maior escândalo de corrupção da história do futebol, que resultou na prisão de oito dirigentes ligados à Fifa, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, abandonou o congresso da entidade, na Suíça, para voltar ao Brasil.

O cartola deixou o país europeu no mesmo dia em que a Folha publicou que há indícios na investigação do Departamento de Justiça dos EUA que podem relacioná-lo a esquema de propina. José Maria Marin, vice de Del Nero na CBF e suspeito de envolvimento, foi preso.

Documento indica que Marin dividiu com Del Nero e Ricardo Teixeira, também ex-presidente da CBF, R$ 2 milhões para fechar a venda de direitos sobre a Copa do Brasil para duas empresas de marketing. A defesa de Marin não se pronunciou. Teixeira não foi localizado.

Segundo a Fifa, Del Nero não explicou os motivos de ter deixado o Congresso. Ele votaria hoje (29) na eleição presidencial da entidade. A CBF informou que seu presidente “é uma pessoa inquieta e quer estar no Brasil, próximo da sua diretoria, neste momento”.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu