Manchetes do dia

Quarta-feira, 08 / 09 / 2014

O Globo
"Mantega usa tática do medo contra PSDB na economia"

Ministro falta à reunião do FMI; Mercadante coordenará campanha de Dilma

Titular da Fazenda fala até em possível corte de programas sociais por tucanos. No primeiro ato no segundo turno , presidente também mostra estratégia e parte para o ataque

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, faltou ontem à reunião do FMI nos EU A, a pedido da presidente Dilma, e partiu para o ataque ao PSDB na área econômica, usando a tática do medo. Num dia de resultados ruins para a economia do país, Mantega disse que a política econômica do PSDB, se o tucano Aécio Neves for eleito, causará recessão, desemprego e cortes de programas sociais. O petista não mencionou, porém, que o Brasil já está em recessão técnica, segundo dados do IBGE. Dilma também atacou, dizendo que a situação do país era “fantasmagórica” no governo FH, e anunciou que Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil, se licenciará para atuar na coordenação de sua campanha. Arminio Fraga, apontado por Aécio como seu ministro da Fazenda caso se eleja, dissera que não será necessário um “ajuste fiscal bruto”.

Folha de S. Paulo
"Brasil cresce pouco por problema interno, diz FMI"

Fundo corta de 1,3% para 0,3% a projeção de avanço da economia do país para 2014

O Fundo Monetário Internacional reduziu de 1,3% para 0,3% a projeção de crescimento para a economia brasileira neste ano. É o sexto corte seguido e o maior entre 14 grandes economias. Só Itália e Rússia devem crescer menos que o Brasil. Economistas do Fundo culparam problemas internos, como a baixa confiança de empresários e consumidores e o aperto nas condições financeiras — os juros altos. O relatório indica que é prioridade para o país elevar a poupança doméstica. Se a previsão se concretizar, o país terá crescido 1,6% em quatro anos, na pior performance num mandato presidencial desde 1995. O avanço é inferior ao crescimento médio global (3,5%), o que contraria discurso do governo, que culpa crise externa. O ministro Guido Mantega (Fazenda) classificou de pessimista a projeção do Fundo. Segundo ele, a economia já dá sinais de recuperação neste semestre. Mantega voltou a mencionar fatores externos pela fraca atividade econômica no país.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu