Literatura

O Estranho Evangelho de Comte

Shaffer reúne e relata desastres amorosos de 37 pensadores

Andrew Shaffer

Para a maioria dos intelectuais, encontrar um novo campo científico já seria legado suficiente. Não para Comte, que também deu início à sua própria religião. Depois de se separar da esposa, ficou obcecado por outra mulher, Clotilde de Vaux. Apesar de não serem amantes, a intensa amizade resultou na fundação de uma nova religião secular: o positivismo - movimento religioso baseado na ciência, através do qual tinha-se a intenção de fazer avançar o pensamento intelectual numa sociedade pós-Iluminismo. Comte rebatizou a nova amiga de "Santa Clotildes" em seus manuscritos, depois que ela faleceu, em 1846.

O movimento do positivismo continuou sem sua santa padroeira. Para a nova Religião, Comte copiou os aspectos mais populares do catolicismo. (Por que modificar algo que faz tanto sucesso?) Assim, a Santíssima trindade foi renomeada "Trilogia Positivista" do Grande Ser, do Grande Meio e do Grande Fetiche. Ele chegou a propor um novo calendário para a sua religião. Comte pensou em tudo, exceto em um aspecto crucial: seguidores. Apesar de a sua religião não ter conseguido juntar mais do que um punhado de devotos comprometidos, abriu caminho para a difusão de organizações seculares humanistas no século XX.


Original aqui

Twitter

Nota do Editor - A religião criada por Comte fincou raízes no Brasil. O lema de nossa bandeira: "Ordem e Progresso" é positivista. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu