Ipiranguinha


Aperfeiçoando o espaço

José Ronaldo dos Santos
O bairro cresce constantemente. Recebe pessoas de muitas partes: de outros bairros, de outras cidades, de outros Estados... e até de outros países! Estou me referindo ao Ipiranguinha, no lado Oeste do município. Por isso é natural que se busque ordenar o espaço para torná-lo habitável e sociável; com estrutura minimizadora de conflitos, acidentes etc. Nessa direção, a mudança no trânsito da Rua da Cascata contribui muito, pois o volume de veículos, ciclistas e pedestres é demais para ser racionalizado numa via estreita, com calçadas irregulares, movimento de alunos e com pessoas que não aprenderam a se comportar adequadamente no espaço que também é do outro. Porém, eu quero contribuir com mais alguns aspectos, pois a polêmica continua a respeito das mudanças na referida rua.

A administração centralizada e a associação de moradores precisam pensar e  agir nos seguintes aspectos:

1º) As ruas de saídas (Frei Tarcísio e Promessa) devem receber melhoramentos: mais acessos, pavimentação adequada, pontes, sinalização e outros.

2º) O final da Rua Beira Rio precisa receber uma ponte caprichada para fazer a conexão Cascata-Frei Tarcísio-Jardim Ipiranga, garantindo assim uma maior vazão do trânsito.

3º) A ponte próxima da escola Mario Covas deve ser duplicada  com qualidade para evitar desgostos futuros.

4º) Os usuários de ônibus necessitam de abrigos no novo trajeto da linha local. A propósito, reivindico um que há muito tempo faz falta para o setor dos Coqueirais, pois o que “salva a situação” é o telhado do portão do Convento, mas isso é uma coisa que há muito tempo não deveria ser assim. Ainda: a empresa que tem o monopólio do transporte coletivo no município deve estar repensando a dinâmica de funcionamento, ou seja, para efeito de controle das viagens, a catraca deveria ser “fechada” no começo da Rua da Cascata, podendo receber passageiros para o percurso que desde então seria considerado o retorno para o Centro. É o que evitaria deslocamentos desnecessário dos usuários.

5º) Estender a Rua da Promessa até o encontro com o Bosque dos Coqueirais. Afinal, o espaço desocupado existe. Basta ativar o jurídico da prefeitura, usar a justiça a favor de um bairro que merece melhorias. Não é justo que proprietários, movidos por interesses X, Y ou Z, criem barreiras para a solução de problemas de uma sociedade tão grande como o do Ipiranguinha.

6º) Investir na educação do futuro das criancinhas desde o primeiro momento escolar: ensiná-las sobre trânsito, viver em sociedade, respeitar e promover a natureza, ter uma vida de hábitos saudáveis etc. E, aos adultos, insistir nas orientações, vigilância e sanções cabíveis nas inflações (que são muitas e evidentes!).

Enfim, cada morador decente, honesto, trabalhador, sonhador e justo deve crescer na convicção de que vale a pena viver no Ipiranguinha e lutar para melhorá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu