Domingueira

Resíduos inerciais

Sidney Borges
Hoje de manhã tomei um susto quando colocava o Ubatuba Víbora no ar. Estamos no dia 17 de abril. Não vou repetir o chavão do tempo passando rápido, mas a Copa do Mundo acontecerá em breve. Num abrir e fechar de olhos (três anos) estarei baixando o volume da TV para não ouvir o Galvão Bueno transmitir o pontapé inicial.

Dizem por aí que as obras estão atrasadas. Não concordo, em se tratando de obra vale a aritmética do ensino básico. "Um trabalho é feito por 4 homens em 8 horas. Quantos homens seriam necessários para fazer o mesmo trabalho em 4 horas?" A Resposta é símples: 8 homens.

A questão do tempo é, ao final das contas, mera questão de dinheiro. Mais homens trabalhando significa mais dinheiro gasto.

As obras dos aeroportos, do trem bala, das estradas, dos portos, enfim, da infraestrutura que está aos cacos, precisam de capital, que uma vez chegando ao destino fará com que tudo aconteça a tempo e com qualidade.

O governo não tem os recursos necessários nem a capacidade gerencial para administrar a empreitada que herdou do ufanismo lulista, a Copa 2014 e a Olimpíada 2016. Mas vai ter de honrar os compromissos, não há como voltar atrás. A iniciativa privada é a saída. No entanto, a inércia ideológica que permeia as cabeças mandantes insiste na presença do Estado.

Felizmente a presidente Dilma Rousseff é uma pessoa sensata. Ela sabe que sem privatizar a coisa não vai andar. É esperar e conferir.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu