Manchetes do dia

Sábado, 12 / 03 / 2011

Folha de São Paulo
"Tsunami arrasa nordeste do Japão e leva a alerta nuclear"

Pior terremoto da história do país gera ondas de até 12 metros; Abalo eleva radioatividade de usinas atômicas e população do entorno tem de deixar casas

O Japão sofreu o maior terremoto de sua história. Com magnitude de 8,9, foi o mais intenso tremor no mundo desde o tsunami que matou 200 mil na Indonésia, em 2004. O sismo principal, às 14h46 (hora local), foi seguido de 70 tremores. Ondas de até 12 m arrasaram o nordeste da ilha, mas o preparo do país para lidar com tremores ajudou a reduzir o número potencial de vitimas fatais. Até a noite, o governo japonês confirmava oficialmente 185 mortes e mais de 700 desaparecidos. Nada indica que essa tragédia supere a de Kobe, que matou mais de 6.000, mas o risco nuclear preocupa. A população foi retirada das proximidades de duas usinas atômicas em Fukushima pelo receio de vazamento de material radioativo. Em Tóquio, os transportes pararam e 4,5 milhões de pessoas ficaram sem luz. Não havia relato de vítimas do Brasil. Na área atingida, vivem 800 dos 254 mil brasileiros do país.

O Estado de São Paulo
"Tremor e tsunami castigam Japão e geram alerta nuclear"

Maior terremoto do país provoca ondas de até dez metros, que varrem a costa nordeste; Mortos são ao menos 384, mas total deve subir; Governo retira milhares de moradores da região de usina atômica.

Um tsunami provocado pelo maior terremoto da história do Japão, de 8,9 graus na escala Richter, varreu ontem a costa nordeste do país. Ondas de até dez metros arrastaram carros, barcos, aviões e edifícios, deixando um número ainda desconhecido de mortos - até o fechamento desta edição, eram 384. O governo emitiu alerta de “emergência nuclear" e retirou milhares de habitantes da região da usina atômica de Fukushima, uma das maiores do mundo, relata Claudia Trevisan, correspondente em Pequim. O tremor foi sentido em 12,1 mil km ao longo da costa, mas o lugar mais castigado foi acidade de Sendai, de 1 milhão de habitantes. Choques secundários continuavam a ocorrer em Tóquio.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu