Papai Noel

Clique para ampliar

Viajando com o velhinho

Sidney Borges
Papai Noel aparece na foto tomando coca-cola. Talvez seja por causa desse hábito que ele tenha ficado obeso. Coca-cola, leite de rena e torta de amoras o ano inteiro. Excesso de calorias!

Como existe controvérsia em relação à existência do simpático velhinho que tem o saco nas costas e que muitos dizem ter sido invenção de publicitários do império, achei por bem fazer algumas considerações.

Das renas

É fato que renas não voam. Digo, renas comuns, daquelas que pastam em campos cobertos de neve na Lapônia, visíveis a qualquer mortal. Bem, dizer que pastam pode ser exagero, a grama, se existir, está profundamente enterrada na neve. Mas se não é para pastar por que será que elas ficam no meio daquela imensidão gelada? Essas renas de hábitos esquisitos de fato não voam. Mas vamos à pesquisa, base do conhecimento. A ciência estima que estejam por ser classificadas cerca de 300 000 espécies de organismos vivos. A maioria eu suponho que deva ser constituída por bactérias e insetos. Tal fato não elimina a possibilidade de existência de renas voadoras. Falo de renas minúsculas, de dimensões quânticas, invisíveis aos pecadores, mas perceptíveis aos olhos do bom velhinho. Vai daí que as renas que puxam o trenó não são renas, mas aglomerados de nano-renas disfarçadas de renas. Nano-renas voadoras. Quânticas!

Crianças boazinhas

Papai Noel só dá presentes às crianças cristãs, descartando muçulmanas, judias, hindus e budistas que quando ganham presentes no Natal pensam que foi Papai Noel que trouxe. Ilusão, foi o pai delas que comprou nas Casas Bahia. Estima-se que haja 2 bilhões de crianças no mundo, (classificação de seres humanos vivos de até 18 anos) sendo que Papai Noel atende a 15 % do total, ou seja, 378 milhões de baixinhos ávidos por presentes, de acordo com o US Population Reference Bureau. O censo considerou 3,5 crianças por domicílio. Imaginando que em cada casa haja pelo menos uma criança boazinha, que escove os dentes, lave atrás das orelhas e tome sopa de nabo sem reclamar, Papai Noel tem perto de 100 000 chaminés a serem visitadas na véspera de Natal.

O trabalho (The gifts delivery)

No único dia em que trabalha no ano, Papai Noel dispõe de 31 horas para executar a tarefa. Ele usa a seu favor os fusos horários e a rotação da Terra, viajando de leste para oeste. Apesar dos ventos favoráveis o trabalho é árduo, são 822,6 visitas por segundo. Em cada lar cristão (com criança boazinha) Papai Noel dispõe de 1/1000 (1 milésimo) de segundo. Não podemos nos esquecer da inércia, desacelerar a nave, digo o trenó, não é fácil, qualquer deslize e a casa a ser visitada fica para trás. Deve ter sido por isso ganhei uma caixa de lenços e um prendedor de gravatas aos 12 anos. Eu tinha pedido uma bicicleta e a mão de Marina Vlady em casamento. Enfim, desacelerar e depois entregar o presente e voltar para a nave, digo trenó, em um milésimo de segundo seria razoável para o "The Flash". Papai Noel é um velhinho gorducho o que prova que com fé e perseverança tudo é possível. No trajeto entre as casas das crianças boazinhas Papai Noel viaja a 1045 quilômetros por segundo. Três mil vezes a velocidade do som! O veículo mais rápido do mundo, a sonda espacial Ulisses percorre 44 quilômetros por segundo. Essas velocidades que acabei de colocar servem para confirmar a tese sobre o aglomerado de nano-renas, pois uma rena comum mal alcança 25 km/h.

Do bagageiro

Contentar baixinhos é tarefa árdua, mas transportar a fonte do contentamento (presentes) é um problema logístico de grandes proporções. Vamos supor presentes com massa média de 900 gramas, alguns ficam contentes com livros, mas há quem queira halteres. O bagageiro do trenó puxado por aglomerados de nano-renas sai do Polo Norte carregado com 321.300 toneladas. Mais os 120 quilos do Papai Noel. Massa mais de 3 vezes superior à do transatlântico inglês Queen Elizabeth. Içaaaa!

Acelerando até atingir 1.045 quilômetros por segundo em milésimos de segundos, Papai Noel ficaria submetido a uma aceleração milhares de vezes superior à da gravidade. Com massa de 120 quilos o bom velhinho seria esmagado não fosse o supressor de inércia instalado no trenó. Isso é assunto para uma próxima vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu