Aviação

O SOLAR Impulse atravessa a Suíça: reserva da aeronave após voo noturno surpreendeu até seus criadores

Avião solar consegue viajar à noite

Reserva de energia permitiu que aeronave passasse no derradeiro teste

O Globo
Um novo capítulo da aviação pode ter sido escrito ontem, quando a aeronave Solar Impulse aterrissou a 50 quilômetros de Berna, a capital da Suíça, após 26 horas de voo. O avião, que também havia decolado no país, foi o primeiro tripulado a conseguir atravessar uma noite inteira usando apenas energia solar.

A aeronave usou células solares super eficientes e baterias para permanecer no ar após os raios de Sol terem cessado. A façanha, de acordo com seus criadores, abre espaço para se discutir um equipamento que possa voar permanentemente, sem necessidade de combustíveis comuns.

Desempenho foi melhor que o esperado Este foi o voo mais longo e de maior altitude já atingido por uma aeronave movida por energia solar. Durante a viagem, o Solar Impulse chegou a 8,7 mil metros de altura. Seu desempenho foi ainda melhor do que esperado pelos criadores da empreitada.

Ao fim de uma madrugada de voos, o avião ainda tinha bateria suficiente para mais três horas de funcionamento. Estimava-se que, após tanto tempo sem renovar o estoque de energia solar, ele sairia da etapa noturna da com menos combustível.

Uma equipe estava a postos para estabilizar o avião logo após sua aterrissagem. Temiase que o grande tamanho do Solar Impulse - sua envergadura é de 63 metros - fizesse com que suas asas batessem no solo e, assim, tombassem a aeronave na pista.

- Foi a primeira vez que uma aeronave tripulada movida a energia solar voou durante a noite — comemorou Bertrand Piccard, um dos pais do Solar Impulse, que contava com 12 mil células solares dispostas na extensão de suas asas, responsáveis por coletar energia para a avião.

Os quatro motores da aeronave contribuíram para o sucesso da operação, já considerada um marco entre especialistas que estudam fontes alternativas de energia. Piccard festejou a grande reserva de sua invenção, mesmo após uma madrugada inteira no ar.

- Nada pode nos impedir de (voar) mais um dia e uma noite, e do mito do voo perpétuo - disse.

A equipe de Piccard - que também conta com Andre Borschberg, o piloto do Solar Impulse - dedica-se, agora, à construção de um modelo mais avançado da aeronave.

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