Saúde

O caminho para a nova Santa Casa

Continuando a atividade de assessoria e colaboração em comunicações pelo Conselho Gestor da Santa Casa com a Administração da Santa Casa e mantendo a parceria que se observou durante a gestão de Alvaro Spínola, o Conselho Gestor comunica à comunidade que já foi depositado em conta da Santa Casa o valor de R$ 400.000,00, resultante do acordo entre a Santa Casa e o Banco Banespa, valor que, somado a verba de R$ 100.000,00 obtida pelo deputado Padre Afonso, deverá ser aplicado no projeto de reforma e modernização das instalações antigas da SC , no piso térreo que,após muitos anos sem uma efetiva manutenção, colocam em risco o processo de controle de infecções hospitalares.
Este projeto, que é condição para o sucesso do plano de desenvolvimento da Sta Casa, teve o apoio da empresa de consultoria CONSAUDE do Dr. Arthur Chioro, especializada em profissionalização de gestão hospitalar, o que tem sido um dos fundamentos do sucesso alcançado até agora, a qual tem facilitado para que se tenha conseguido a elaboração do plano estratégico de desenvolvimento e reconstrução da Santa Casa.
Com a orientação da consultoria, foram debatidos, pela comissão de estratégia composta pela equipe de gerência da Santa Casa, os problemas atuais do hospital criando-se o projeto da revitalização e modernização das instalações do hospital, que foi de desenvolvido por uma comissão formada pela enfermeira Fabiana Volpe, Gerente de Enfermagem, pela enfermeira Camila Carvalho, Gerente de Hotelaria e pela Gerente de suprimentos, Daniela Burgos.


Esse projeto de revitalização e modernização das instalações do hospital será implantado em três etapas:

Primeira etapa: Implantação de novo sistema de gestão da informação, que permitirá a integração dos sistemas operacionais de todas as áreas, integrando assim operacionalmente todos os setores do hospital. Será feita a transferência das aéreas de clinica médica, pediatria, Enfermaria de Cuidados Especiais, Gerência de Enfermagem, copa satélite e farmácia satélite para o primeiro pavimento da ala nova, recém construída, liberando a área do piso inferior, para que sejam feitas reformas, a fim de adequar o padrão, das instalações, ao mesmo do piso superior. Estas providências permitirão que o horário de visitantes a pacientes possa ser estendido das 9:00 horas até as 19:00 horas.

Segunda etapa: Será feita a reforma do Pronto Socorro, com a criação de espaço para atendimento de crianças e sala para aplicação de soro, em poltronas próprias. A maternidade será transferida para o local em que hoje está a cínica médica. A farmácia será alocada no setor médico, sendo criado um centro obstétrico. O centro cirúrgico também será ampliado e modernizado Serão instalados vestiários e conforto para funcionários, permitindo o reajuste dos fluxos de funcionários, alimentos, medicação, resíduos.


Terceira etapa: A pediatria será instalada no piso térreo, e serão criados 8 apartamentos, para atendimento de convênios e particulares, o que possibilitará aumentar a receita do hospital.
Esse projeto, que deverá ser iniciado imediatamente, prevê uma duração da reforma em um período de seis meses, tornando assim o nosso hospital preparado para receber a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva que será feita pelo Governo do Estado, conforme divulgado publicamente pela Dra Sandra, Diretora Regional da Secretaria para a região do vale do Paraíba e litoral norte.


Este projeto está sendo apresentado ao público, em reuniões na Santa Casa, das quais já participaram 50 diretores de escola e o Secretário da Educação, grupos de associações de moradores, nas quais é demonstrado de que forma essa obra permitirá a criação de um hospital com instalações modernas e adequadas, podendo oferecer novos serviços e uma qualidade superior de atendimento.

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Coordenador do Conselho Gestor da Santa Casa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu