Manchetes do dia

Sábado, 23 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Governo cede 8 aviões da FAB para transportar civis"
No dia em que praticamente metade de todos os vôos do país atrasaram e o caos voltou a imperar nos principais aeroportos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou a Força Aérea Brasileira (FAB) ceder oito aviões - com total de 472 assentos - para fretar vôos da TAM, apontada como a responsável pela nova crise no setor. A medida foi anunciada no final da tarde de ontem, quando os passageiros voltaram a protestar por conta dos atrasos e lotação dos aeroportos. Em Cumbica, a polícia teve de ser acionada para conter tumultos.Segundo o governo, o uso de aviões da FAB foi necessário mediante a incapacidade constatada da empresa de embarcar seus passageiros e aliviar a crise nos aeroportos, que atingiu recordes de atrasos nesta semana. A Nova Varig, Ocean Air e Total Linhas Aéreas também disponibilizaram aviões. À noite, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a situação será normalizada nos aeroportos durante a madrugada e no decorrer do dia de hoje. (...)


O Globo:
"Lula cede aviões da FAB após o caos e nada muda"
O caos aéreo que se arrasta há dois meses fez com que o presidente Lula decidisse ceder ontem dez aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para que a TAM embarcasse seus passageiros, numa intervenção na companhia que, na véspera, tirara seis aviões do ar. As aeronaves oficiais juntas, no entanto, só têm capacidade para transportar 600 pessoas, enquanto milhares de passageiros tentam viajar nestas vésperas de Natal. Até o antigo avião presidencial, o Sucatão, estava ontem no Galeão para levar passageiros da TAM. Em Brasília, o Sucatinha, outro avião que serviu à Presidência, só conseguiu decolar para Confins, em Belo Horizonte (MG), após uma hora e meia de atraso. Pelo menos 48% dos vôos saíram com atraso superior a uma hora em todo o país.


O Estado de São Paulo:
"Governo proíbe vendas da TAM e FAB leva passageiros"
Diante do agravamento da crise nos aeroportos, o presidente Lula determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) cedesse os aviões reservas da Presidência da República para cumprir rotas da TAM entre Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O Sucatão, Boeing 707 que servia o presidente em viagens internacionais, foi o primeiro a fazer um vôo da TAM, do Rio para Brasília. Metade dos vôos previstos para ontem em todo o país foi cancelada ou saiu com atraso superior a 1 hora - foi o segundo pior dia nos aeroportos, perdendo só para o caos registrado em 5 de dezembro. Pelo segundo dia consecutivo, a TAM foi responsabilizada pelos problemas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou à tarde, em comum acordo com a companhia, a suspensão da venda de passagens. Um grupo de funcionários da Anac foi encarregado de verificar se a empresa estava praticando overbooking sistemático - venda de passagens além dos lugares disponíveis - e constatou que "o foco dos transtornos estava centrado no sistema de reservas e operações da companhia". Passageiros irritados invadiram a pista em Brasília e ameaçaram depredar o aeroporto. Em São Paulo, muitos passaram a noite no saguão de Cumbica. O funcionamento de Congonhas, onde a fila do check-in chegou a 1 quilômetro, foi estendido até a madrugada.


Correio Braziliense:
"Apagão na TAM"
Pelo segundo dia consecutivo, Lula interveio diretamente na crise do setor aéreo. Ontem, por ordem do presidente, a FAB montou verdadeira operação de guerra para garantir a viagem de milhares de pessoas neste final de ano: pôs oito aviões à disposição da TAM. A companhia é apontada pelo governo como principal responsável pelo agravamento dos transtornos provocados por atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos do país nos últimos dias. Com isso, muita gente que comprou passagens da companhia vai viajar em Boeings da Força Aérea Brasileira, os famosos "sucatinhas" e "sucatões".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu