Zona Azul

Tecnologia na cidade de São Paulo

Está em operação, em dois pontos da capital paulista (região central e bairro do Pacaembu), um projeto piloto totalmente digital, que elimina a obrigação de deixar o comprovante no painel do carro


Os motoristas da cidade de São Paulo não querem mais saber de talões em papel para pagar a Zona Azul. Está em operação, em dois pontos da capital paulista (região central e bairro do Pacaembu), um projeto piloto totalmente digital, que elimina a obrigação de deixar o comprovante no painel do carro.
A novidade, inédita no mundo, pode se tornar uma importante aliada dos municípios brasileiros para diminuir o vandalismo, aumentar a rotatividade dos veículos, evitar fraudes e permitir um melhor controle da arrecadação e fiscalização feita pelos administradores e dirigentes de trânsito.
O sistema permite que a transação de compra de horas para o estacionamento seja realizada digitalmente. Basta que o motorista se dirija a um posto credenciado de compra, forneça sua placa e seus dados são enviados para o órgão administrador de trânsito da cidade. Toda a transação é simples e rápida, dura no máximo 20 segundos.
O fiscal da zona azul consulta, por meio de um palmtop, se aquele veículo tem horas cadastradas no sistema ou não e envia todas as informações à central controladora do trânsito no município. Ao efetuar a compra de créditos, o usuário tem a opção de passar o número de seu celular ao vendedor que faz o cadastro na rede. Por meio de mensagem SMS, ele pode ativar e desativar os créditos e, assim, utilizar a hora restante em uma outra ocasião.
A Rede Ponto Certo – empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia – quer estender a novidade para outras cidades brasileiras, já que o sistema pode ser implantado em qualquer município. Campos do Jordão (SP), foi a primeira cidade a contratar o serviço, que durou na temporada de inverno. Para o verão, a empresa está fechando as negociações com mais três municípios.
Fonte: Holofote

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu