A Onda é Brincar


O sucesso da Casa do Brinquedos superou as expectativas

Casa do Brinquedo de Ubatuba fecha o ano com mais de 2500 visitantes

A Casa do Brinquedo, parceria entre a Secretaria de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, foi uma das atividades mais atraentes para as crianças de Ubatuba em 2005. No projeto “A Onda é Brincar”, a Casa do Brinquedo é itinerante e percorre todos os bairros da cidade, utilizando espaços de escolas e áreas publicas, facilitando o acesso das crianças de comunidades mais distantes. Com dez profissionais trabalhando na monitoração, acompanhamento pedagógico, manutenção dos brinquedos e desenvolvimento de atividades, a Casa do Brinquedo também esteve presente nas edições do projeto “Prefeitura no Bairro”.
Segundo Renata Ramos Martins, coordenadora do projeto, os principais objetivos da Casa são resgatar o espaço lúdico na vida da criança e oferecer oportunidades de aprendizagem através de jogos, brinquedos e brincadeiras. “Tentamos mostrar a importância do brincar, não só para as crianças, mas também para os pais”, diz Renata. “Quando a criança brinca ela vive a melhor expressão da infância”, completa.
Aproximadamente 2500 crianças conheceram a Casa do Brinquedo, algumas puderam participar mais de uma vez das atividades. “No primeiro contato a criança fica muito curiosa, mexendo em todos os brinquedos, quase não brinca; nas outras vezes ela já chega de casa com três ou quatro brinquedos ou atividades definidas, podendo desfrutar melhor a brincadeira”, atesta Renata.
Mais de vinte bairros de Ubatuba foram visitados desde julho, quando houve a inauguração do projeto no Perequê-Mirim. Usando tendas e contando com mais de 150 brinquedos diferentes, o maior empecilho para que mais bairros fossem atendidos em 2005 foram as chuvas.
Para 2006 a principal mudança será a inauguração de uma sede no centro. Segundo a coordenadora, o local ajudará a atender um maior número de crianças. “A ‘Casa do Brinquedo’ no centro vai ampliar o atendimento, pois faz parte do projeto atendermos não só os alunos da rede pública de ensino, mas toda a comunidade de Ubatuba e também os turistas, faça chuva ou faça sol. Continuaremos também a levar a ‘Casa’ às escolas dos bairros mais distantes. Estaremos também em parceria com as associações de bairro e continuaremos a participar de atividades com outras secretarias”, conclui Renata.
A Casa do Brinquedo voltará a atender as crianças na segunda quinzena de fevereiro. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu