Conexões

Vamos ver se alguém imagina o que há de comum nas imagens acima. Uma jaqueira carregada de frutos, um engenheiro-jornalista pensativo e um cãozinho simpático. Como é praxe contar histórias edificantes nos finais de ano, escolhi esta para os leitores do Ubatuba Víbora que precisam de um pouco de esperança nestes tempos bicudos em que somos os penúltimos na tabela do crescimento, salvos da suprema humilhação pelo Haiti.
A jaqueira orgulhosa que exibe magníficos frutos, nem sempre foi assim. Um dia, quando ela era pouco mais do que um arbusto correu sério risco de ser abatida, como pretendem fazer com a amendoeira de meia-idade da praia do Cruzeiro. O Paço Municipal estava sendo erguido num terreno quase rural. A Maria Alves acabava onde hoje é a padaria Estrêla, que já existia na época. A árvore media então pouco mais de três metros e crescia exatamente onde estavam construindo a rampa do Paço, aquela que os prefeitos sobem no dia da posse e que fica cheia de gente querendo dizer que votou nele e que não seria mal uma boquinha na administração e coisa e tal. De machado em punho os carrascos do verde já tinham traçado a linha de corte quando o jovem engenheiro, Luiz Moura, responsável pela obra, chegou. Com a fleuma britânica que o caracteriza perguntou:
- O que vocês vão fazer?
O mestre de obras respondeu:
- Cortar a árvore doutor?
- O quê? De jeito nenhum. Podem deixar a árvore aí.
- Mas doutor, a rampa vai passar bem aqui, precisamos fazer as fôrmas.
- Então tentem. E empunhou o machado.
- O senhor é que sabe.
- Assim está melhor, deixem comigo, vou fazer um buraco na rampa. A árvore fica e não se fala mais nisso.
A árvore ficou para embelezar o Paço. É motivo de orgulho para a cidade e até para aqueles que sobem a rampa diariamente, mas não dão a mínima para o corte de árvores que se interponham à sua ambição política. O cachorrinho, para quem não reconheceu, é Ideafix, pertencente ao bravo Obelix. Ele detesta que cortem árvores. O autor desta história também. Feliz ano novo!

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu