Manchetes do dia

Quinta-feira 24 / 03 / 2016

O Globo
"Moro deve enviar ao STF lista de doações a 200 políticos"

Planilha apreendida com executivo da Odebrecht envolve 24 partidos

Logo após divulgação do documento, juiz determinou sigilo sobre as informações e pediu parecer ao MP para enviá-lo ao Supremo. Procuradores negam haver acordo para delação premiada da empreiteira

Uma planilha com nomes de 200 políticos de 24 partidos, apreendida com executivo da Odebrecht, foi divulgada ontem nos autos do processo contra a empreiteira na Justiça Federal de Curitiba. Pouco depois, o juiz Sérgio Moro decretou o sigilo do documento. Os nomes, associados a apelidos e valores, indicam possíveis doações eleitorais entre 2012 e 2014, de R$ 55,1 milhões. A planilha não especifica se houve caixa 2 ou doação legal. Moro pediu parecer do MPF para enviar os dados ao STF, porque a maioria dos citados tem foro privilegiado. Procuradores da Lava-Jato negaram haver acordo para delação premiada da empreiteira. 

Folha de S.Paulo
"Planilhas da Odebrecht citam 316 políticos de 24 partidos"

Não é possível definir se repasses em documentos apreendidos foram feitos nem se constituem caixa 2

Planilhas apreendidas pela Polícia Federal na casa de um ex-executivo da Odebrecht relacionam valores a ao menos 316 políticos de 24 partidos. A maior parte dos supostos repasses refere-se à campanha eleitoral de 2012. Não é possível determinar ainda se os pagamentos foram realizados pelas empresas do grupo nem se constituem doações legais, declaradas à Justiça Eleitoral, ou entrega ilegal de dinheiro, por meio de caixa dois. A lista cita ministros, líderes da oposição, governadores, senadores, deputados, prefeitos de capitais e vereadores. Oito citados integram a comissão que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. As planilhas da empreiteira, que decidiu assinar acordos de delação e de leniência com a força-tarefa da Lava Jato, elevou a tensão no ambiente político ao envolver governistas e oposicionistas no radar da operação. Os documentos foram tornados públicos pela Polícia Federal nesta terça (22). No dia seguinte, o juiz Sergio Moro decretou o sigilo do inquérito. Parte dos citados tem foro no Supremo Tribunal Federal.

O Estado de S.Paulo
"Superplanilha da Odebrecht indica repasse a 279 políticos"

Juiz terá de enviar processos ao STF; áudios de conversas do ex-presidente passam a ficar sob sigilo

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, determinou em decisão liminar que o juiz Sérgio Moro envie à Corte os áudios do ex-presidente Lula interceptados e os processos que envolvem o petista e tramitam em Curitiba. Até uma decisão definitiva sobre o caso na Corte, o material ficará sob sigilo no gabinete de Teori, que chamou de “indevida” a divulgação das conversas. A decisão inviabiliza a continuidade da apuração sobre o ex-presidente por Moro. Por enquanto, qualquer decisão a respeito das investigações relacionadas a Lula deverá ser tomada pelo Supremo. A decisão de Teori, no entanto, não interfere na liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes na sexta- feira, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil. A perspectiva no STF é de que o caso só seja solucionado em sessão plenária. O imbróglio sobre a posse deve permanecer em aberto por mais duas semanas.   
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu