Brasil



28/Julho/2008
Morre o arquiteto Joaquim Guedes


Ex-professor da FAU-USP e presidente licenciado do IAB-SP, arquiteto se destacou por sua crítica ferrenha ao formalismo

Rafael Frank
O arquiteto Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, 76 anos, morreu atropelado no dia 27 de julho (domingo). O acidente ocorreu por volta das 20h em frente ao seu apartamento, na avenida Nove de Julho, em São Paulo. O motorista responsável pelo atropelamento fugiu.
Segundo boletim de ocorrência registrado no 15º Distrito Policial do Itaim Bibi, Guedes atravessava a avenida, próximo à esquina com a Rua Groenlândia, quando foi atingido por um veículo. Os dados do carro não foram anotados por testemunhas. A polícia pedirá imagens para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e à segurança de edifícios próximos para tentar visualizar a placa do veículo.Guedes foi professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo) e chegou a lecionar na Escola de Arquitetura de Estrasburgo (França) nos anos 70. Entre seus prêmios estão o "Colar de Ouro" do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) em 2003, comenda máxima do órgão, e o principal Prêmio de Urbanismo-Projeto em 2002, também do IAB, para o novo CEASA de São Paulo. Na 1ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (1965), o arquiteto recebeu o prêmio internacional para Habitação individual.

Ferrenho crítico do formalismo, o arquiteto procurava atender às questões do cotidiano dos usuários de seus projetos. Entre seus trabalhos mais notórios estão o Plano Piloto de Brasília, apresentado ao Concurso de 1957; o Plano Urbanístico Básico de São Paulo (1970); o planejamento das Cidades Novas de Marabá (1973) e Barcarena (1979), no Pará, e Caraíba (1976), na Bahia. Também de autoria do arquiteto são o projeto para o Parque de Tecnologia Avançada em Milão e o projeto para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu