Projeto polêmico

O São Francisco

Está de volta o mais equivocado dos projetos do governo Lula, a transposição do Rio São Francisco.
No ano passado, o Projeto Brasil organizou uma discussão virtual entre todos os grupos de interesse que se organizaram em torno do projeto: o Ministério da Íntegração Nacional, o Comitê da Bacia do São Francisco, vários governos de estado, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) entre outros.
Juntamos todos os trabalhos relevantes sobre o assunto, relatórios da SBPC, do Banco Mundial, o EIA-RIMA (Estudos de Impacto Ambiental) do IBAMA. No meio do debate, recebemos estudos da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP Ribeirão e muito mais.
De um lado, contra a transposição, havia um caminhão de estudos sobre os mais diversos aspectos; do outro, a favor, não havia um estudo consistente sequer.
No decorrer da semana, começando hoje, vamos abrir uma discussão mais ampla na aba de ECONOMIA. Mas, depois de ler sem part-pris todos os trabalhos, estou mais que nunca convencido de que a transposição será a Transamazônica do governo Lula, um desastre caríssimo, para um país quebrado.

Nota do Editor: O texto acima é de autoria de Luís Nassif, jornalista criterioso que está aprofundando o tema. Quem tiver interesse na discussão acesse o Blog do Nassif

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu