Manchetes do dia

Quinta-feira 28 / 07 / 2016

O Globo
"Governo vai mudar atuais contratos de concessão"

Prazo para obras em seis rodovias poderá ser alongado

Próximos leilões de estradas, aeroportos e portos vão facilitar investimentos

O governo modificará contratos de seis rodovias já leiloadas em razão das dificuldades de caixa das empresas e de problemas no modelo de concessão. O prazo para realização de obras, como duplicação de vias, pode ser alongado, informa GERALDA DOCA. Novos leilões de estradas, portos e aeroportos visam a reduzir exigências em fases de maior investimento.     

Folha de S.Paulo
"Turquia amplia expurgo e fecha TVs, jornais e rádios"

Reação a tentativa de golpe de Estado, há duas semanas, atingiu 131 veículos de comunicação

Duas semanas após tentativa frustrada de golpe no país, o governo da Turquia anunciou o fechamento de 131 veículos de comunicação, entre eles 45 jornais, 23 rádios e 16 emissoras de TV. O expurgo liderado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan prendeu ou suspendeu 60 mil pessoas —militares, juízes, policiais e professores, entre outros. Eles são acusados de elo com o golpe. Nesta semana, 89 jornalistas tiveram a prisão decretada, incluindo Sahin Alpay, colunista do “Zaman”, maior jornal turco até ser interditado em março. O veículo era ligado a Fethullah Gülen. O clérigo, em autoexílio nos EUA desde os anos 1990, é acusado pelo presidente turco de criar um Estado paralelo e instigar a tentativa de derrubar o governo. O religioso nega as acusações. Governos ocidentais condenaram a tentativa de golpe, mas expressaram preocupação a reação de Erdogan, acusado de usar o ocorrido para reprimir opositores e elevar seu poder.       
 
O Estado de S.Paulo
"Meirelles quer tirar poder do Planejamento sobre gastos"

Ministro da Fazenda negocia com Temer anexar Secretaria do Orçamento, que autoriza despesas da União

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pediu que a Secretaria do Orçamento, hoje no Ministério do Planejamento, seja transferida para sua pasta. A mudança ainda é tratada de forma reservada e está sendo discutida entre a equipe econômica e o presidente em exercício Michel Temer. Com mais poderes, Meirelles – que já anexou a Secretaria de Previdência – passaria a ter controle maior sobre gastos da União. No atual modelo, o Planejamento libera trâmites orçamentários para os gastos, mas o pagamento é feito pelo Tesouro, subordinado à Fazenda. Na prática, a transferência da Secretaria de Orçamento esvaziaria o Planejamento, que após a saída de Romero Jucá está sob comando interino de Dyogo Oliveira. Remanescente da equipe de Dilma, ele desperta desconfiança em colegas de ministério. Nos bastidores, as divergências entre ele e Meirelles não são segredo.                
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu