Manchetes do dia

Sábado 30 / 07 / 2016

O Globo
"Lula vira réu na Lava-Jato"

Ex-presidente será julgado pela acusação de tentar calar ex-diretor da Petrobras

Ex-senador Delcídio, André Esteves, Bumlai e mais três investigados também responderão à ação penal

A Justiça Federal transformou o ex-presidente Lula em réu pela acusação de obstruir as investigações da Lava-Jato na ação para tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. É a primeira denúncia aceita contra o petista, que também é alvo de inquérito em Curitiba pela suspeita de ter sido beneficiado por empreiteiras na reforma do sítio em Atibaia e do tríplex em Guarujá. Também viraram réus o ex-senador Delcídio Amaral, que acusou Lula de ordenar a operação, o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e outras três pessoas. Em nota, Lula disse que jamais tentou interferir na Lava- Jato. Em evento em SP, ao comentar o inquérito de Curitiba, disse: “Já cansei.”     

Folha de S.Paulo
"Lula se torna réu sob acusação de tentar sabotar a Lava Jato"

Ex-presidente nega ter atuado contra a operação e afirma que sua inocência será reconhecida

A Justiça no Distrito Federal decidiu tornar réus o ex-presidente Lula, o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e mais cinco pessoas sob a acusação de tentar sabotar apurações da Lava Jato. Segundo denúncia da Procuradoria, o grupo quis evitar a delação do ex- diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O caso veio à tona no final de 2015 quando Delcídio, então líder do governo Dilma Rousseff no Senado, foi preso após ser gravado oferecendo dinheiro para evitar a colaboração. Cerveró acabou se tornando delator. O ex-diretor da Petrobras disse a investigadores que Lula deu-lhe um cargo público como “reconhecimento” por sua suposta ajuda para quitar um empréstimo do PT. É a primeira vez que o ex-presidente responde a uma ação penal. Ele também é alvo de inquéritos no Paraná, sob a batuta do juiz Sergio Moro, por suspeita de ter sido beneficiado por empreiteiras — como a reforma de um sítio ligado à sua família. A defesa do ex-presidente negou todas as acusações e disse que sua inocência será reconhecida.       
 
O Estado de S.Paulo
"Lula vira réu por tentar obstruir a Operação Lava Jato"

Ex-presidente e mais 6 são acusados de oferecer ajuda a Cerveró para evitar delação

O juiz substituto da 10.ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite, aceitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador cassado Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e mais três pessoas acusadas de tentar obstruir investigações da Lava Jato. É a primeira vez que Lula vira réu em caso ligado à operação. A acusação se refere à tentativa de evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró mediante pagamento em dinheiro e apoio para que fugisse do País. Impedir ou embaraçar investigação criminal pode resultar em até 8 anos de prisão. Em São Paulo, Lula disse que cabe a quem acusa provar sua culpa. “Se o objetivo é me tirar (da disputa eleitoral) de 2018, isso não era necessário, a gente escolheria outro candidato.” “A conta chega para todo mundo”, comentou Delcídio.                
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu