Manchetes do dia

Terça-feira 1 / 12 / 2015

O Globo
"Microcefalia se espalha, e Rio já tem 21 casos"

No país, registros da doença saltaram de 739 para 1.248 em 1 semana

Rápido aumento do número de bebês com a malformação atinge principalmente o Nordeste, mas, segundo o Ministério da Saúde, ocorrências já foram registradas em 13 estados e no Distrito Federal

O número de recém-nascidos com microcefalia no Estado do Rio já chega a 21, sendo que 15 dos casos ocorreram a partir de julho, cerca de três meses depois dos primeiros registros de zika. O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus e a epidemia da malformação cerebral. No país, os casos de microcefalia saltaram de 739 para 1.248 em apenas uma semana. A epidemia se espalha pelo país, atingindo 13 estados e o Distrito Federal, embora a maior concentração ocorra em Pernambuco, com pelo menos 646 crianças nascidas com a doença contra 487 na semana passada. Os números são preocupantes, mas o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde pode ser pior, pois algumas secretarias estaduais, como a de Mato Grosso, ainda não repassaram seus dados. Lá, até ontem, havia 58 recém-nascidos com microcefalia.  

Folha de S.Paulo
"Cunha ameaça o PT, que reavalia apoio à cassação"

Deputado fala em deflagrar processo de impeachment de Dilma

Pressionado pela ameaça de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de deflagrar processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o PT considera a chance de enterrar a ação que pode cassar o mandato do presidente da Câmara. O Conselho de Ética vota hoje o relatório preliminar, de Fausto Pinato (PRB-SP), pela continuidade do processo. São 21 votos, e o placar tende a ser apertado. O PT vota com três deputados, que devem fazer a diferença. O Planalto age para convencer os três a não entrar em conflito com Cunha. Há receio de que a instabilidade política no Congresso impeça a votação da meta fiscal de 2015 e contribua para o avanço do impeachment. Cunha é acusado de participar do esquema de corrupção na Petrobras e de esconder contas na Suíça. Ele nega as acusações.

O Estado de S.Paulo
"Janot pede inquéritos para investigar Delcídio e Renan"

Decisão caberá ao Supremo; senador Jader Barbalho e deputado Aníbal Gomes também devem ser alvo

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato. Em um deles, o procurador-geral, Rodrigo Janot, quer investigar os senadores Delcídio Amaral (PT-MS), preso na semana passada, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Jader Barbalho (PMDB-PA). No outro, Renan, Jader e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). Parlamentares devem ser investigados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As peças são mantidas em segredo de justiça. Em Paris, a presidente Dilma Rousseff declarou ter ficado “perplexa” com a prisão de Delcídio. Ela voltou a afirmar que não indicou Nestor Cerveró para a Petrobrás e “não sabia de tudo” sobre a Refinaria de Pasadena.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu