Manchetes do dia

Domingo 29 / 11 / 2015

O Globo
"Exclusivo/escândalos em série: Minha Casa é alvo de mais de 300 inquéritos"

Em ao menos 3 estados, MP descobre esquema de cartel igual ao da Lava-Jato

Empreiteiras de médio porte são acusadas de superfaturar obras e subornar agentes públicos

Assim como no esquema de corrupção investigado na Operação Lava-Jato, o Minha Casa Minha Vida, maior programa de habitação popular do país, é alvo de organizações criminosas que formam 
cartéis, superfaturam obras e repassam propinas a agentes públicos, revela Mariana Sanches. A Polícia Federal, o Ministério Público e a CGU já abriram mais de 300 investigações. Em três estados (Rio Grande do Sul, Acre e Minas Gerais), as fraudes envolvem empreiteiras de médio porte e a construção de cerca de quatro mil unidades. O orçamento do programa já atingiu R$ 278 bilhões. 

Folha de S.Paulo
"47% do eleitorado não votaria em Lula em 2018"

Entre os entrevistadas pelo Datafolha, 47% disseram não votar no ex-presidente Lula (PT) se ele sair candidato na eleição de 2016.

Apenas o deputado Ulysses Guimarães, morto em 1992. apresentou rejeição maior (52%), em 1989, quando foi candidato pelo PMDB.

Nos cenários testadas na pesquisa, quem mais ganhou terreno foi a ex senadora Marina Silva (Rede), terceira na eleição de 2014. Em relação à presidente Dilma (PT), houve ligeira recuo na desaprovação, que passou de 71% em agosto para 67% agora. 

O Estado de S.Paulo
"Prisão de Delcídio acelera investigação sobre o Planalto"

Líder do governo no Senado é apontado pela força-tarefa como a ligação do governo com a Petrobras.

A prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS),e do banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, levou as investigações da Operação Lava Jato ao núcleo do comando político do esquema. Delcídio é considerado elemento de ligação entre as gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e da presidente Dilma Rousseff (iniciada em 2011) com a Petrobras, onde fez carreira antes de entrar na política. Se contribuir com as investigações, ele poderá esclarecer quem montou o esquema de corrupção na estatal. Entre os negócios investigados, está a parceria da Petrobras com o banco BTG Pactual, de Esteves, na África, firmado em 2013. Se as suspeitas forem confirmadas, ficará fragilizado o discurso do governo de que as irregularidades se limitaram ao mandato de Lula. A força-tarefa da Lava Jato busca elementos para apontar a Casa Civil como mentora do esquema que loteava cargos e acertava o pagamento de propinas.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu