Manchetes do dia

Terça-feira 24 / 11 / 2015

O Globo
"Dilma deve se opor a Macri sobre Venezuela"

Presidente eleito da Argentina defende punição para Maduro

Por ser aliado do governo de Caracas, porém, Brasil deve rejeitar a aplicação da ‘cláusula democrática’ contra aquele país por causa de torturas e perseguições a opositores venezuelanos

Mal foi proclamado o resultado das eleições na Argentina, o presidente eleito, Mauricio Macri, deverá ter um embate diplomático com o Brasil. Macri anunciou ontem que pedirá a suspensão da Venezuela do Mercosul por “abusos e perseguições”. Segundo autoridades do governo brasileiro, a presidente Dilma deverá se opor a essa punição. A duas semanas das eleições legislativas na Venezuela, a oposição a Maduro celebrou o fim do ciclo de 12 anos do kirchnerismo, relata Janaína Figueiredo. 

Folha de S.Paulo
"Macri enfoca economia e aproximação com o Brasil"

Presidente eleito da Argentina quer criar força-tarefa contra crise no país

Um dia após vitória apertada, com51,4% dos votos no segundo turno, o presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, anunciou mudanças no controle da economia e a intenção de estreitar a relação com o Brasil e grandes blocos internacionais, como a União Europeia.

As medidas são vistas de forma positiva pelo governo Dilma, que espera a diminuição do protecionismo e mais estabilidade no país vizinho.

Em sua primeira entrevista após a eleição, o centro-direitista afirmou que escalará integrantes de seis ministérios, como finanças, trabalho e agricultura, para compor um gabinete econômico.
Macri também confirmou a promessa de propor ao Mercosul ação contra a Venezuela em razão da prisão de políticos pelo governo Nicolás Maduro. O tema pode causar atrito com o Brasil. 

O Estado de S.Paulo
"Macri diz que pedirá suspensão da Venezuela do Mercosul"

O presidente eleito argentino, Mauricio Macri, disse ontem que pedirá ao Mercosul a suspensão da Venezuela, informa Rodrigo Cavalheiro. A solicitação será feita na cúpula do bloco, marcada para dia 21, com base na cláusula que exige que integrantes respeitem a democracia. A proposta, porém, só será feita se o chavismo não aceitar o resultado da eleição legislativa do dia 6, na qual a oposição é favorita. Com a manobra, Macri -que venceu o governista Daniel Scioli -começa a pressionar o líder venezuelano Nicolás Maduro antes mesmo de assumir o poder, no dia 10. O novo presidente argentino também se mostrou disposto a destravar negociação com a União Europeia e defendeu aproximação do Mercosul com a Parceria Transpacífica. Na política interna, Macri obteve sinal positivo do ex-kirchnerista Sergio Massa, que ficou em terceiro lugar e deve ajudar a compor sua base na Câmara. No Senado, em minoria, terá de negociar com o kirchnerismo. A presidente Dilma Rousseff cumprimentou o vencedor e pediu que ele venha ao Brasil antes da posse. Sobre a Venezuela, o governo avalia que é um parceiro importante no Mercosul.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu