Manchetes do dia

Domingo 28 / 06 / 2015

O Globo
"Partidos perdem metade dos filiados jovens"

Envelhecimento das legendas é registrado desde 2009 pelo Tribunal Superior Eleitoral

Os jovens se distanciam cada vez mais dos partidos políticos, e o envelhecimento atinge tanto legendas governistas como de oposição. É o que revelam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre filiações desde 2009. Nesse período, os cinco maiores partidos do país (PMDB, PT, PP, PSDB e PDT) viram o número de filiados entre 16 e 24 anos passar de 300 mil para 132 mil, uma queda de 56%. O PT sofreu a maior variação negativa, com uma redução de 60%, mas ainda é o que tem o maior número de jovens em suas fileiras. No PSDB, a queda foi de 51%. Para analistas, os jovens vêm buscando outras formas de representação. 

Folha de S.Paulo
"Crise provocada por delator faz ministro cancelar viagem"

Dilma atrasou embarque aos EUA para fazer reunião de emergência; citado na delação, Mercadante não viajou

A delação do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, provocou tensão no Palácio do Planalto às vésperas da viagem de Dilma Rousseff aos Estados Unidos. A presidente atrasou seu embarque neste sábado para se reunir com ministros no Palácio da Alvorada e armar uma estratégia para rebater as acusações.

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, citado na delação e que também viajaria, cancelou sua ida.

No encontro com os assessores, Dilma se disse “indignada” com o que chamou de “vazamento seletivo” para atingir sua campanha e "isentar” outras, “inclusive a de Aécio Neves", segundo relato de um ministro.

Em seu depoimento à Lava Jato, Pessoa, apontado como líder do clube de empreiteiras do cartel na Petrobras, disse que as doações milionárias a partidos e candidatos visavam “fazer a engrenagem andar”.

O Estado de S.Paulo
"Dilma reúne ministros e atrasa viagem para os EUA"

Presidente convoca encontro de emergência; Mercadante (Casa Civil), citado em delação, não embarca

Preocupada com o agravamento da crise política, a presidente Dilma Rousseff convocou ontem os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social) ao Palácio da Alvorada. Os dois foram citados na delação como beneficiários de supostos repasses irregulares nas campanhas de 2010 e 2014 em trechos divulgados para a imprensa da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia. Edinho se disse “indignado” com as acusações e denunciou “vazamentos seletivos” para alimentar a disputa política. O tom da resposta foi definido por Dilma na reunião emergencial com ministros do primeiro escalão. Segundo o Estado apurou, Mercadante foi orientado a cancelar a viagem que faria com a delegação que visita os EUA, se concentrar na gestão da Casa Civil e mostrar que o governo não está paralisado pelas denúncias.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu