Manchetes do dia

Segunda-feira, 19 / 01 / 2015

O Globo
"TCU impede Caixa de usar empresa paralela"

Tribunal suspende contrato sem licitação de R$ 1,2 bi negociado pelo banco

Instituição criou empresa com IBM, virou sócia do empreendimento e depois contratou companhia

A criação de empresas paralelas para driblar licitações e facilitar o fechamento de contratos bilionários não é exclusividade da Petrobras. A Caixa Econômica Federal estruturou um empreendimento privado que tem como sócia majoritária a IBM Brasil e depois contratou, por R$ 1,2 bilhão, a empresa criada, para a prestação de serviços de tecnologia da informação. O Tribunal de Contas da União constatou irregularidades no negócio, e o contrato está suspenso há dois anos. Ontem, a Petrobras reconheceu que um plano elaborado por seu ex-diretor Paulo Roberto Costa, investigado por corrupção, elevou os custos da refinaria Abreu e Lima.

Folha de S.Paulo
"Ajuste fiscal gera impasse com setor de ensino privado"

Escolas particulares pressionam governo por revisão em regras que endurecem o financiamento estudantil

O ajuste fiscal do governo Dilma provoca reação do mercado de ensino superior privado, cuja expansão foi uma das marcas do primeiro mandato da presidente. Com ações despencando na Bolsa, empresas do setor pressionam o Ministério da Educação a rever portaria editada no fim de 2014 para endurecer as regras do financiamento a estudantes. Sem anúncio prévio ou justificativa oficial, a medida impôs uma pontuação mínima no Enem aos interessados em tomar recursos públicos para bancar mensalidades da rede privada. Também reduziu o fluxo de pagamentos do governo às empresas mantenedoras. Na primeira quinzena de 2015, houve empresa que perdeu 40,5% de seu valor. Nos últimos anos, alunos e receitas das instituições tinham se multiplicado com a ajuda da expansão dos gastos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para a federação das escolas particulares, as novas regras terão implicação no orçamento das empresas. O MEC diz que o objetivo delas foi aprimorar a qualidade do ensino superior.

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