Manchetes do dia

Segunda-feira, 03 / 11 / 2014

O Globo
"Tarifa de ônibus sobe 4 vezes mais que preço do carro"

Passagens têm alta de 711% em 20 anos. Valor do automóvel avança 158% no mesmo período

Transportes públicos ficam, em média, 685% mais caros em duas décadas, enquanto custo dos combustíveis cresce 423%. Incentivos fiscais e falta de investimentos em mobilidade explicam distorção

As tarifas de ônibus, trens, metrô e barcas subiram em média 685% no Brasil desde a estabilização da economia, há 20 anos. No ônibus, que responde por 86,6% do transporte coletivo do Brasil, o aumento foi de 711% em duas décadas. É uma alta mais de quatro vezes superior à dos automóveis, cujos preços avançaram 158%. Abastecer o carro também subiu menos do que pagar a passagem do coletivo: 423%. Especialistas afirmam que essa distorção nos preços incentiva o uso do automóvel, complicando ainda mais o trânsito nas grandes cidades. Enquanto isso, a política do governo de segurar o custo da gasolina é um dos motivos para a crise no setor sucroalcooleiro. Só no Estado de São Paulo, 26 usinas fecharam desde 2010.  

Folha de S.Paulo
"ONU faz alerta mais duro sobre mudanças do clima"

Emissões de CO2 teriam de cair nesta década para conter aquecimento global

O painel do clima da Organização das Nações Unidas lançou seu alerta mais duro ao afirmar que, se as emissões de gás carbônico não começarem a cair nesta década, será difícil impedir o planeta de ficar 2°C mais quente, limite mais arriscado do aquecimento global. Para que a Terra tenha dois terços de chance de não cruzar essa perigosa fronteira, as emissões de CO2 precisam ser reduzidas até 70% por volta de 2050 e zeradas em 2100, segundo o relatório-síntese do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudança Climática da ONU.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu