Pitacos do Zé


Cidadania? Ainda temos!

José Ronaldo dos Santos
Na metade da Rua Amapá, no Bairro Silop (Ubatuba- Centro), tem uma praça (alguém me disse que o nome é Graciliano Roque). É uma área verde importante, mesmo estando ao desleixo. Próximo ao local vive, há vários anos, uma amiga. Toda vez que a visito, eu saio com questões angustiantes. O motivo: além de ver o descaso pela importante área, com matos e lixos espalhados, ouço uma gritaria da quadra. “É a molecada jogando ou curtindo a pelada. É sempre assim”. Sempre me pergunto sobre quem está, de fato, se aproveitando desse lugar. Pelas conversas que ouço nas cercanias, a diversão da rapaziada se tornou um tormento para muitos do entorno. Também ali não tem nenhum aparelho diferenciado que poderia atender aos demais adultos e crianças. 

Creio que falta orientação aos jovens frequentadores para entender um outro conceito de diversão, de mais respeito, mais apropriado para aquele lugar. Eles podem ser agentes de outras alternativas, ali mesmo, para que um maior número de famílias desfrutem do bem público. Poderia ser como um coração verde acolhendo tanto os moradores quanto os visitantes. 

Numa dessas manhãs, ao passar por ali, avistei o Brás roçando e rastelando toda tranqueira que por ali vai se ajuntando. Era ele e um filho pequeno. Soube, depois, que muitas daquelas plantas estão ali graças a ele. Belo exemplo!

O Brás faz isso gratuitamente. Ouso dizer que nenhum daqueles que se divertem naquele espaço têm tal iniciativa. Pode ser até que classifiquem o exemplo de cidadão como trouxa. Isso, no entanto, é cidadania! Parabéns! 

Não merece o título de cidadão ubatubense esse filho de Natividade da Serra?

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu