Manchetes do dia

Terça-feira, 26 / 11 / 2013

O Globo
"Privatização de aeroportos: Melhoria no Galeão só será sentida 6 meses após Copa"

Consórcio vencedor diz que prioridades serão banheiros, elevadores e escadas

Área comercial deve triplicar até 2018. Objetivo é chegar a 60 milhões de passageiros em 15 ou 20 anos, antes do prazo previsto no edital. Para ganhadores, decisão em um só lance foi ‘estratégia Anderson Silva'. Os passageiros que usam o Galeão só deverão começar a sentir os efeitos da privatização no fim de 2014, seis meses após a Copa, com melhoria da infraestrutura básica, de banheiros, escadas rolantes e esteiras de bagagem, dizem o presidente da Odebrecht TransPort, Paulo Cesena, e o futuro presidente do concessionário, Luiz Rocha. Eles só assinarão o contrato em março de 2014 e ficarão ainda os primeiros seis meses atuando com a Infraero à frente. O consórcio tem também o grupo Changi, de Cingapura, presente em 40 aeroportos no mundo. Cesena e Rocha disseram que a área comercial deve triplicar para 30 mil metros quadrados nos próximos cinco anos e que o Galeão pode chegar à marca anual de 60 milhões de passageiros em 15 a 20 anos, bem antes do fim da concessão, em 2038.

O Estado de S. Paulo
"Após ajustes, licitação da BR-163 atrai sete grupos"

Com mudanças feitas no edital, interesse pela rodovia cresceu e previsão é de disputa acirrada no leilão

Após uma série de ajustes para tentar evitar novo fracasso, o governo comemorou ontem o recebimento de sete propostas para a concessão do trecho da BR-163 em Mato Grosso, o que aponta para uma forte disputa pelo lote no leilão de amanhã. O empreendimento a ser oferecido foi escolhido depois do fracasso na tentativa de entregar à iniciativa privada um trecho de outra rodovia, a BR-262 em Minas Gerais e Espírito Santo, em setembro, quando não houve interessados. Além de buscar um trecho atraente, o governo fez diversos ajustes para elevar o interesse das empresas. A principal alteração foi o corte na estimativa de crescimento do PIB embutido no cálculo das concessões, de 3,5% para 2,5%. No caso da BR-163, o teto para o valor do pedágio a cada 100 km aumentou de R$ 4,17 para R$5,50.

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