Pitacos do Zé

Nota do editor: Este pitaco do Zé chegou ontem, dia internacional da mulher, mas assim como as mulheres têm dias em que se sentem incomodadas, aconteceu com o computador do Zé. 
A mensagem não pode ser aberta e, conversa daqui, conversa dalí, chegamos a bom termo. O Word, dengoso, tossiu, tossiu, mas acabou cumprindo seu papel. Com vocês "el grande Zé Ronaldo"...

Sidney Borges

Mulheres 

José Ronaldo dos Santos
Hoje, para homenagear e discutir o papel da importância da mulher na sociedade atual, fazendo viva-memória de um massacre ocorrido em 1857, em Nova Iorque, quando aproximadamente 130 mulheres, em greve por melhores salários e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho foram trancadas na fábrica e morreram carbonizadas, estou me recordando de quantas vezes eu precisei explicar a respeito de um período histórico denominado de Idade Média, sobretudo da perseguição às mulheres sob acusação de bruxaria.
    

Era fácil acusar a mulher por bruxaria. Saber o porquê?  Até mesmo o simples conhecimento milenar, passado por tantas gerações a respeito de remédios caseiros, plantas que curam, fórmulas de um tempo que não tem registro, são exemplos de motivos de sobra para um reles inquisidor de província ganhar destaque.
    

Dentre algumas mulheres caiçaras, que mereceriam o título de sacerdotisas, estou pensando nas tias Aninha e Maria Mesquita, na dona Josefa e na dona Maria Pitiá. O que aconteceria a elas na “Idade das Trevas”? Como se viraria tanta gente que se valeu das suas benzeções e receitas curativas?
    

Todas foram sacerdotisas do meu povo, mas suas raízes estão longe, nos primórdios, quando as divindades eram femininas. No influência do sagrado poder gerador de novas vidas, a mulher se inspirou para enfrentar as adversidades, mantendo a centelha da vida.
    

Essa centelha de vida exigiu criatividade e muito empenho, desembocando no modelo de sociedade que aí está, predominantemente machista.
    

O desafio, então, é se esforçar para tentar diminuir até terminar de vez com o preconceito e a desvalorização da mulher.
    

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Inquisição espanhola: 1481-1834
realizada por teistas cristãos,
3.230 mortes

Inquisição portuguesa: 1540-1794
realizada por teistas cristãos,
1.175 mortes

Inquisições medievais: 1184-1500,
realizada por teistas cristãos,
2.000 mortes

Assassinatos de mulheres brasileiras:1980-2010,
realizados por brasileiros comuns da "Era da Razão"
91.000 mortes

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu