Eleições 2012

Estratégia vitoriosa ou duvidosa?

Sidney Borges
Vai começar a campanha. Logo teremos gente na rua, carros de som, bicicletas de som, fogos de artifício e panfletos falando mal da mãe, além de muros (mal)pintados e papéis sem conta emporcalhando as ruas e entupindo bueiros.  

Ubatuba não tem televisão, mas tem rádio para difundir idéias, programas de governo e propostas. Apesar disso, nos últimos tempos a internet tem tido maior impacto político do que o rádio, pois incorpora todas a mídias. O fator limitante da rede é a capacidade de acesso das massas, a conexão banda larga está fora do alcance da maioria dos orçamentos.

Na campanha deste ano a situação sai com vantagem teórica, mas a estratégia adotada pelos ocupantes do poder é no mínimo curiosa, alguns dizem temerária.

Ter muitos partidos em mãos funciona onde o tempo de televisão tem relevância. Ter muitos partidos em Ubatuba é uma faca de dois gumes. No gume X muitos candidatos pedindo votos, no gume Y muitos apelos por ajuda. E, se a ajuda (polpuda) não sai, o aliado vira inimigo.

Em quase todas as eleições a oposição luta para derrotar a situação. Em Ubatuba não é bem assim, a situação inverte o jogo e faz o possível para derrotar um candidato de oposição, por enquanto tido como favorito.

Para ficar com as batatas os donos do poder usam três planos, a saber: smartDud A, smartDud B e smartDud C.

Acontece que quem vota no candidato a ser batido não vota nos candidatos dos planos smartDuds e nem nos demais candidatos que não fazem parte do projeto da situação, mas situam-se no mesmo nicho político-ideológico.

Conclusão, o candidato A tende a disputar votos com o candidato B e o candidato C. O candidato B pode, por sua vez, tirar votos do candidato A e do candidato C. O candidato C certamente tirará alguns votos dos candidatos A e B. Mas os candidatos A, B e C não disputarão os votos do candidato a ser batido, votos consolidados no imaginário dos eleitores e pouco suscetíveis a mudanças. Resta saber se esses votos serão suficientes para derrotar a máquina. E também resta saber para onde irão os votos dos indecisos, por enquanto um grande contingente.

Com um mês de campanha e algumas pesquisas em mãos será possível responder a essas questões.

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