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Segunda-feira, 20 / 02 / 2012
Folha de São Paulo
O Estado de São Paulo
Um estudo da Fiesp mostra que empresas brasileiras têm uma despesa anual extra de R$17 bilhões por causa das péssimas condições das estradas, da burocracia e do sucateamento nos portos, da falta de capacidade das ferrovias e das despesas com armazenagem. Os custos extras por causa da precariedade da infraestrutura representam quase 15% do total gasto com transporte e armazenagem. "Está muito caro produzir no Brasil", diz José Ricardo Roriz, responsável pelo estudo. Da China até o Brasil, um contêiner percorre 17 mil km, aos custo de US$1,2 mil (R$2 mil), dependendo da negociação com os armadores. Para o mesmo contêiner ir do Porto de Santos até São Paulo (77km), o custo também é de R$2 mil.
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Folha de São Paulo
"Lentidão do MEC poupa de corte cursos mal avaliados"
Atraso, admitido pelo governo, deixará punição para o 2º semestre
A demora do Ministério da Edicação para concluir o processo da avaliação de ensino superior fará com que os cursos de ciências contábeis e administração mal avaliados pelo MEC escapem do corte no número de vagas neste semestre. Em novembro, o governo anunciou que seriam cortadas cerca de 50 mil vagas nesses cursos e nos dez cursos da área da saúde. As medidas deveriam entrar em vigor neste semestre, mas só os cortes de saúde (31,5 mil vagas) foram realizados.
Atraso, admitido pelo governo, deixará punição para o 2º semestre
A demora do Ministério da Edicação para concluir o processo da avaliação de ensino superior fará com que os cursos de ciências contábeis e administração mal avaliados pelo MEC escapem do corte no número de vagas neste semestre. Em novembro, o governo anunciou que seriam cortadas cerca de 50 mil vagas nesses cursos e nos dez cursos da área da saúde. As medidas deveriam entrar em vigor neste semestre, mas só os cortes de saúde (31,5 mil vagas) foram realizados.
O Estado de São Paulo
"Infraestrutura precária eleva custo logístico em R$17 bi"
Despesa com atrasos e más condições de estradas soma quase 15% do total gasto com transporte e armazenagem
Despesa com atrasos e más condições de estradas soma quase 15% do total gasto com transporte e armazenagem
Um estudo da Fiesp mostra que empresas brasileiras têm uma despesa anual extra de R$17 bilhões por causa das péssimas condições das estradas, da burocracia e do sucateamento nos portos, da falta de capacidade das ferrovias e das despesas com armazenagem. Os custos extras por causa da precariedade da infraestrutura representam quase 15% do total gasto com transporte e armazenagem. "Está muito caro produzir no Brasil", diz José Ricardo Roriz, responsável pelo estudo. Da China até o Brasil, um contêiner percorre 17 mil km, aos custo de US$1,2 mil (R$2 mil), dependendo da negociação com os armadores. Para o mesmo contêiner ir do Porto de Santos até São Paulo (77km), o custo também é de R$2 mil.
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