Coluna do Celsinho

Gerações

Celso de Almeida Jr.
A filha Fernanda provocou uma conversa ao ver um bêbado escandaloso na praça da Matriz.

Saiu com esta:

Por que gente famosa faz propaganda de bebidas?

Eu comecei a responder com uma historinha.

Na juventude, em viagem de formatura ao Paraguai, dentre os presentinhos que comprei, encantou-me uma embalagem plástica do famoso cigarro John Player Special, marca que patrocinava carros de Fórmula 1.

Quem, da minha geração, não se lembra das “Lótus F1” do Emerson Fittipaldi e do Ayrton Senna?

Trouxe três tubos pretos para os fumantes da família.

Naqueles tempos, tínhamos os comerciais de Marlboro, cuja musiquinha eu adorava repetir na gaita de boca.

Sem falar em Hollywood, O Sucesso, com comerciais associados a todo tipo de esporte radical; ou ainda Continental, Preferência Nacional!

Teve também o Vila Rica, cujo jogador de futebol tricampeão, Gérson, anunciava que seria opção natural da nação fumar a marca: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”
Nascia ali a famosa Lei de Gérson, que marcaria negativamente o atleta, pois acabou sendo associada ao desrespeito a regras, para obter vantagens pessoais, incluindo a corrupção.

Expliquei que eu nunca esperava que os comerciais de cigarros deixassem de ser exibidos.

Mas, felizmente, a legislação avançou e não há mais propaganda de cigarros no Brasil.

Antes que eu concluísse, ela disparou:

Então, quando eu for velhinha, pode ser que eu diga aos meus filhos que, no meu tempo de criança, tinha propaganda de bebidas?

Respondi que sim, concluindo a resposta citando a remuneração dos artistas e atletas, além das questões do marketing; com o zelo de ajustar a linguagem para uma jovem de 11 anos.

E, finalizei, discordando obviamente da indireta sobre a minha faixa etária...

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu