Conjuntura...

Jogada de Mestre

Charles Medeiros
2011 chegou, e com ele as esperanças renovadas de um ano inteirinho pela frente, e que seja repleto das mais significativas realizações. Para que tudo aconteça de acordo com nossos desejos é necessário que façamos as escolhas certas e isso não é nada fácil, pois necessita de boas porções de bom senso e equilíbrio. Pensando nisso, sempre é bom lembrarmos 02 fatos marcantes no cenário político Nacional ocorridas no Pleito de 2010. O 1º foi à eleição de um “palhaço de verdade” para deputado federal com mais de um Milhão de votos. Vale lembrar que Tiririca nunca escondeu sua profissão/vocação de ninguém, alias, fez uma das mais honestas campanhas da história, falou a verdade, polemizou com diversos segmentos da sociedade, e fez o que é de extrema importância na política, fortaleceu os quadros de seu Partido e Coligação. O 2º fato de relevância Nacional foi à eleição da 1ª Mulher para á Presidência do Brasil. Dilma foi uma escolha pessoal do Presidente Lula, que aposto numa técnica para sucedê-lo no comando da Nação brasileira. Os dois fatos narrados não nasceram de coincidências ou acaso, mas de escolhas acertadas, se Lula escolheu Dilma, o Partido da República de SP jogou suas fichas no hoje deputado federal Tiririca, eleito de forma expressiva e diplomado pelo TER SP. Vale lembrar que tanto a escolha de Lula, quanto á do PR SP foram acertadas, afinal foram vitoriosas. Ponderando sobre estas decisões, lembrei dum almoço na residência do Deputado Clodovil Hernandez, quando me confidenciou sua candidatura ao Senado pelo PR-SP, de pronto desejei-lhe sorte, e vislumbrei os holofotes da mídia sobre nossa querida Ubatuba, e os bons dividendos á economia local. No transcorrer do bate-papo com Clodovil, ele me disse da forma extremamente hábil do Deputado Valdemar Costa Neto na condução do fortalecimento do Partido da República, consolidando-o entre os grandes Partidos Políticos do Brasil. Clodovil partiu antes da hora, faz falta tanto na TV quanto no Congresso Nacional, mas ninguém me tira da cabeça suas palavras; “o Valdemar é um político muito hábil” É por isso que tiro o chapéu para direção do Partido da República de São Paulo, foi uma Jogada de Mestre.

Charles Medeiros
Ex-vereador de Ubatuba.

Twitter

Comentários

Fernando Moreno disse…
Charles, querido!

Tanto a política como a vida são jogos interessantes de serem jogados, e como todo jogo, tem as suas jogadas de mestre, blefadas e burrices! São jogos, é essa a ciência dos jogos!

Com a eleição de Dilma, Lula tinha um Royal Straight Flush na mão! Ele tinha a máquina e a realização do primeiro governo que, de alguma forma, olhou para o social, apesar dos pesares. O jogo seria duro para os outros jogadores e o óbvio se concretizou.

Agora, buscar uma "Jogada de Mestre" na eleição do Deputado Francisco Everardo, acho que é desprezar o fator blefada na ciência dos jogos.

Sem dúvida, 1,5 milhão de votos não é qualquer coisa. Sabemos bem que pessoas com até 300 votos tem seu valor. Sei também que para uma coligação e pra um partido, os números são significativos.

Mas, será que, num longo prazo,tal manobra ou "Jogada de Mestre" não maculam a imagem do partido ou coligação?! Será que essa "Jogada" não impedem que, no futuro, se tenha verdadeiramente uma "boa mão"?

Um grande abraço e Feliz 2011!

Fernando Moreno

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu