Manchetes do dia

Sábado, 08 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"Alta dos alimentos causa a pior inflação em 6 anos"

A inflação no Brasil fechou o ano passado com a maior alta desde 2004. O aumento do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 5,91%. Para as famílias mais pobres, com renda entre 1 e 6 mínimos, o percentual chegou a 6,47%.
Analistas preveem mais pressão inflacionária para 2011, devido a alta das commodities agrícolas e minerais em todo o mundo. Na semana passada, a ONU anunciou que seu índice de preços de alimentos superou o pico de junho de 2008.
Naquele mês, pouco antes da crise financeira mundial, houve protestos em vários países contra a inflação dos alimentos. Desta vez, os preços estão subindo em razão de recuperação da demanda global e forte especulação com commodities.
No Brasil, os alimentos subiram 10,4% no ano passado, quase o dobro da média geral. A cesta básica paulistana, por exemplo, aumentou 16% em 2010 (até novembro). Já o valor do salário mínimo pode ter uma correção de 6%.

O Estado de São Paulo
"Alta no preço da comida faz da inflação a maior em 6 anos"

No último ano do governo Lula, índice ficou acima do centro da meta, apontando para alta da taxa de juros

A inflação oficial atingiu em 2010, último ano do governo Lula, o maior nível em seis anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 5,91%, acima do centro da meta estipulada pelo Banco Central (405%) e superior à taxa de 2009 (4,31%). Segundo o IBGE, os alimentos foram responsáveis por 40% do IPCA - os preços subiram 10,39%, mais do que o triplo do apurado em 2009 (3,18%). Analistas dizem que o cenário para 2011 é preocupante e apostam em alta da taxa básica de juros, atualmente em 10,75%, na próxima reunião do Copom, neste mês. A previsão é de que o aquecimento do consumo interno deve continuar a elevar os preços de alimentos e serviços.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu