Vida



Idade da razão

Sidney Borges
Maurice Chevalier respondeu assim quando lhe pediram para fazer considerações sobre sua idade avançada. "A velhice não é tão ruim quando você considera as alternativas: "Enrijecimento das articulações, enfraquecimento dos músculos, visão fraca, turvação da memória e o desprezo do mundo moderno para o velho".

De fato, não é agradável perceber que a vida caminha para o desfecho que todos temem, embora alguns finjam que não. O momento não é para discutir a escuridão, vamos falar do crepúsculo cuja beleza é insofismável.

No futuro a humanidade vai ter a vida prolongada, quem sabe nossos descendentes fiquem na Terra e nas colônias interplanetárias por duzentos ou trezentos anos antes de esticar as canelas. Ou talvez nunca estiquem, a vida será eterna, sempre com a aparência dos 27.

Vai ser uma época boa para viver. Pena que tenhamos chegado antes, ainda que no tempo dos antibióticos que nos pouparam das infecções primárias que matavam gente do povo e reis, sem distinção.

Mas antes desse radiante futuro chegar envelhecemos e os cabelos caem, as orelhas crescem, o nariz fica batatudo, e os músculos ciliares endurecem, impedindo a acomodação do cristalino e prejudicando a visão. Vejo nisso uma ironia dos deuses. O cristalino não precisava endurecer, mas endurece, coisas que precisavam não o fazem. Som de gargalhadas no Olimpo.

A situação de desprezo pela terceira idade fica evidente quando um cidadão de mais de 60 anos, que não seja celebridade, se vê envolvido em algum acontecimento fora do comum. Por exemplo, é assaltado. Ou atropelado.

No outro dia sai no jornal: "Idoso leva porrada de ladrão". Ou: "Idoso é esmagado por jamanta". Por que idoso? Se fosse o Chico Buarque de Hollanda, que tem 66, ou o Caetano Veloso, 67, diriam o cantor ou o compositor. Já o homem do povo pode ser médico, dentista, açougueiro ou merceeiro. Passou dos 60 vira idoso.

Oscar Niemeyer é o nosso guia. Tem 103 e está forte e rijo, compondo sambas e desenhando prédios. Mas precisa ter cuidado quando atravessa a rua. Outro dia quase foi atropelado, cruzou a avenida Atlântica sem olhar, apressado para comprar camisinha...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu