Planeta Terra

Ilustração: Sidney Borges


Eratóstenes

Sidney Borges
Eratóstenes, matemático e filósofo grego nasceu em 276 aC em Cirene, cidade da qual só restam ruinas, na atual Líbia, e morreu em 194 aC, na cidade de Alexandria. Foi diretor da Biblioteca de Alexandria, sendo conhecido pela utilização de um método muito engenhoso na determinação do comprimento do meridiano da Terra.
x
Eratóstenes foi informado que no primeiro dia de verão (21 de junho), às 12h, a luz solar incidia verticalmente e iluminava o fundo de um poço existente na cidade de Siena, atualmente Assuã. Também constatou que o mesmo fato não acontecia em Alexandria, que ficava ao norte de Siena e praticamente sobre o mesmo meridiano. Ao fincar uma estaca no solo de Alexandria notou que havia a projeção de uma sombra. Mediu o ângulo entre a os raios solares e a estaca encontrando o valor de 7,2º.

Este é também o ângulo entre os raios terrestres medidos de Siena e de Alexandria. Assim, Eratóstenes concluiu que se 7,2º correspondia à distância, medida ao longo da Terra, entre Siena e Alexandria, 360º correspondia à volta inteira em torno da Terra.

Dividindo 360º por 7,2º, Eratóstenes encontrou o valor 50 e concluiu que o perímetro da circunferência terrestre era 50 vezes a distância entre Siena e Alexandria. Conhecendo o comprimento do meridiano da Terra, determinou seu raio, encontrando um valor muito próximo do atualmente conhecido.

Hoje de manhã escutei o liquidificador funcionando e pensei no que Eratóstenes faria se tivesse um. Ele que mediu a circunferência da Terra com apenas uma estaca e três continhas de multiplicar. Talvez fizesse vitaminas, como todos os humanos fazem, inclusive os gênios...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu