Sem comentários

Notícias da Copa do Mundo

Brasil 1 x 2 Holanda

Sidney Borges
Acabou a festa. Acabou a Copa. Acabou a "II Era Dunga". Agora não adianta chorar, quem não faz, toma, dizia Neném Prancha, filósofo brasileiro. Os fatos não se repetem, jogamos burocraticamente em 1994 e acabamos campeões. Desta vez também jogamos burocraticamente e fomos eliminados. Quem sabe o que vai acontecer em 2014? Copa sem o Brasil não tem a menor graça, vamos, portanto, mudar de assunto. A canoa do Ubatuba Víbora volta hoje da África do Sul com farta provisão de taínhas defumadas e um bom estoque de "ubatubana" para esquecer a derrota. Fred-Brasil está inconsolável. Reproduzo abaixo o texto que postei ontem a propósito do jogo de hoje.

Holanda, um espeto!

Confesso que eu preferia enfrentar a Alemanha, ou mesmo a Argentina. A Holanda me mete medo, é das raras seleções que não treme diante do Brasil. O fato de eu temer tanto o time alaranjado talvez seja fruto daquele jogo de 1974, na Alemanha, quando o Brasil levou dois gols na semifinal e foi disputar o terceiro lugar contra a Polônia.

A Holanda tinha um time fantástico, o técnico do Palmeiras, Osvaldo Brandão, foi à Europa assistir à final da Copa dos Campeões, vencida pelo Ajax. Ao retornar alertou para o futebol diferente dos holandeses. Falou sozinho!

O estilo que ficou conhecido como "carroussel" era baseado em marcação por pressão e muita troca de bola na intermediária, até que uma brecha na defesa surgisse para a entrada de Cruyff. Nem tudo é perfeito, os holandeses não se davam bem contra adversários que sabiam esconder a bola.

O sucesso deles baseava-se em roubar a gorduchinha e armar contra-ataques rápidos. O técnico Zagalo tinha um jogador com cola nos pés, Ademir da Ghia, mas teimoso qual a mãe do sarampo, não o utilizou.

Dunga é mais radical do que Zagalo, não levou alternativas com criatividade para o meio de campo. Mas tem sido vitorioso, o que lhe dá cacife para continuar gauche. Viva Dunga e seus comandados. Viva o Brasil! Mas que eu continuo com a pulga atrás da orelha, é um fato.

Em tempo, depois de perder da Holanda, em 1974, também perdemos da Polônia e acabamos em quarto lugar.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu