Indignação popular

Moradores do Taquaral

Ubatuba, 14 de Julho de 2.006
Nós moradores do Bairro do Taquaral, responsável pelo Abaixo Assinado contrário ao projeto da construção de mais 144 casas populares pela C.D.H.U. – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano / órgão Estadual, em nosso bairro, viemos por meio desta esclarecer à população e demais interessados que não somos contrários a vinda de pessoas pobres para o bairro, conforme foi mencionado na reunião do dia 26/06/06 pelo Prefeito de Ubatuba, Sr. Eduardo de Souza César, na escola municipal José Simeão de Souza. Comunicamos, que ao contrário do que o Sr. Prefeito também falou, somos pobres, trabalhadores humildes, e muitas vezes dependendo de salário mínimo para sobreviver e que de maneira alguma em nosso meio houve qualquer menção a esse respeito, por isso não ficamos constrangidos. Na data desta reunião, logo após a fala do Sr. Prefeito, indagamos na presença de todos os presentes que ele apontasse para quem falou essa inverdade ou dissesse o nome do responsável por tal informação e, como já esperávamos ele não apontou ninguém muito menos falou um nome, então percebemos que o jogo virou pois essa mentira falada em público irá pontuar contra vossa pessoa. Não somos movidos por preconceitos, mas sim pela cidadania e, amparados por Lei. Temos mais de 200 assinaturas e muitos mais moradores estão dispostos a assinar. Quando fizemos o primeiro recolhimento de assinaturas de pessoas contrárias a mais um projeto de conjunto habitacional em nosso bairro, fizemos correndo e sem muita organização agora, estamos motivando um número maior de pessoas e esclarecendo a verdade dos fatos.
O Sr. Prefeito por motivos alheios a verdade e a transparência tentou conseguir que algumas pessoas moradoras dos 02 conjuntos habitacionais denominado VILA SURÉ ficassem contra o resto dos moradores do bairro do Taquaral, entendendo que os 02 conjuntos habitacionais VILA SURÉ ficam dentro do bairro do Taquaral, alimentando e veiculando no microfone na presença de inúmeras pessoas (reunião do dia 26/06/06) que a razão a qual os moradores do resto do bairro do Taquaral não querem o 3º conjunto habitacional é porque não querem que pobres se instalem em nosso bairro. Bem senhores leitores, quando questionamos o Sr. Prefeito de quem tenha falado de tal calúnia de que não gostamos de pobres, o mesmo cometeu um ato gravíssimo de rompimento social dentro de uma comunidade.
Estranhamos sobremaneira a forma de como esta nova obra do C.D.H.U. pretende se implantar, pois não nos foi apresentado nenhum estudo de Impacto Ambiental, nem um estudo de Impacto de Vizinhança que a referida obra poderá gerar em nossa região. Mas o pior foi a maneira que nos foi imposto o projeto, pois desrespeitaram as Diretrizes e as Normas do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal).
Nosso bairro já contribuiu muito com a cidade, pois foram implantadas 159 unidades de casas populares em nosso bairro em um total de 02 conjuntos, que encontram-se até hoje sem as obras e benfeitorias garantidas no projetos iniciais que foram aprovados na época, como: urbanização, sistema de esgoto eficiente pois com freqüência a exalação de odores (mal cheiro) de esgoto é diária, durante 24 horas e ocasionalmente vindo a piorar com as enchentes que acontecem no bairro com estravazamento, sistema de lazer e equipamentos urbanos pois, com a falta de infra-estrutura a população sempre paga o pior preço que é o abandono e todos os seus adjetivos. Sendo que como já dissemos o atual Prefeito Sr. Eduardo César, quando era Vereador falhou e agora vem até nós com promessas diversas.
A comunidade não está segura quanto as promessas feitas pelo Sr. Prefeito, pois também foram garantidas em governos anteriores e só ficaram na promessa e o nosso Prefeito atual na época da implantação era vereador durante 03 gestões (12 anos) e não fiscalizou e agora promete como os outros a efetivação do projeto.
Necessitamos de obras urgentes de saneamento básico e escoamento de águas pluviais. O Bairro do Taquaral e do Sumidouro (onde reside o Sr. Prefeito) produz uma grande quantidade de resíduos poluentes que são lançados nos riachos deixando-os com alteração na cor, com exalação de odores tornando-se feios e fedidos. Essa poluição vai para a praia do Perequê-açú e com as correntezas marinhas atingem outras praias.
Dependemos da pureza e beleza dos nossos rios e mares, vivemos numa cidade turística e temos o dever de preservá-la. Queremos que a área em questão volte ao seu destino inicial que é uma área para lazer, esporte, etc, pois, por Decreto Municipal, a referida área já fora da SABATA onde havia um estudo por uma leitura comunitária de que a área abrigasse espaço para lazer (até hoje não disponível no bairro) e/ou com incremento do turismo ecológico e ainda com um pensamento maior para o município que é uma área que sediasse uma Vila Olímpica. Imaginem que fantástico !!! Será que é impossível???
Comunicamos ao Sr. Prefeito, que estamos de braços abertos para recebê-lo, assim como recebemos durante a campanha eleitoral que o elegeu. Aqui o Sr. Prefeito tem eleitores e amigos que depositaram total confiança no seu mandato.
Contamos com a sua compreensão e apoio na melhoria do nosso bairro, mas que seja com dignidade e com respeito que nossa comunidade do Taquaral merece.
Que Deus todo poderoso, toda honra e toda glória abençoe todas as autoridades de Ubatuba, pelo caminho reto e justo para o bem de todos nós e de toda nossa querida Ubatuba.

Sebastião Fernandes dos Santos
Wilson Antonio Alves
(Moradores e membros da Sociedade Amigos do Taquaral – SABATA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu