Manchetes do dia

Quinta-feira 7 / 04 / 2016

O Globo
"Relator aponta indícios de crimes de Dilma"

Texto que recomenda impedimento da presidente será votado segunda

Palácio do Planalto minimiza importância do relatório e volta a classificar o processo de golpista; sessão tumultuada tem troca de agressões entre deputados governistas e de oposição

Numa sessão tumultuada, com troca de agressões entre os deputados, o relator da comissão do impeachment na Câmara, Jovair Arantes (PTB), recomendou a continuidade do processo contra a presidente Dilma e disse ver indícios de que ela cometeu crime de responsabilidade nas “pedaladas” fiscais. Para evitar contestação, o relator limitou-se aos atos de 2015 da presidente. O relatório foi saudado pela oposição, que cantou o Hino Nacional, e criticado por governistas. O Palácio do Planalto minimizou a importância da recomendação pelo prosseguimento do processo, que chamou de golpista.  

Folha de S.Paulo
"Empreiteira afirma ter financiado campanhas de Dilma com propina"

Esquema super faturava obras e usava doações legais, diz ex-presidente da Andrade Gutierrez; comando petista nega acusação

Ex-presidente da empreiteira Andrade Gutierrez afirmou ter feito doações legais às campanhas de Dilma Rousseff (PT) de 2010 e 2014 usando propinas oriundas de obras superfaturadas da Petrobras e do sistema elétrico, informam Bela Megale, Graciliano Rocha, Valdo Cruz e Leandro Colon. A informação consta na delação premiada de Otávio Marques de Azevedo no âmbito da Operação Lava Jato. O acordo ainda não foi homologado pelo Supremo. Em 2014,a segunda maior empreiteira do país doou oficialmente R$ 20 milhões para a reeleição da petista. O esquema teria envolvido R$ 10 milhões, ligados às obras das usinas de Angra 3 e Belo Monte e do Complexo Petroquímico do Rio. Ações no Tribunal Superior Eleitoral pedem a cassação da chapa de Dilma e Michel Temer por ter, entre outras acusações, se beneficiado de desvios da Petrobras. O comando da campanha de Dilma em 2014 negou qualquer irregularidade nas doações. Criticou ainda o uso político do instrumento da delação premiada.        

O Estado de S.Paulo
"Relator do impeachment vê indícios de crime de Dilma"

32 dos 65 participantes da comissão na Câmara se declararam ontem a favor do impedimento da presidente

Relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) concluiu em seu parecer apresentado ontem haver indícios de que a petista cometeu crimes de responsabilidade e, por isso, deve ter seu impedimento julgado pelo Congresso. Ele citou a abertura de créditos suplementares sem autorização do Legislativo e a contratação ilegal de operações de crédito, as “pedaladas fiscais”. Para o relator, Dilma “tinha conhecimento do caráter proibitivo e da ilicitude da conduta”. Levantamento do Estado mostra que ontem 32 dos 65 deputados participantes do colegiado se declaravam a favor e 21 contra o impeachment. São necessários 33 para que o parecer do relator seja aceito. Nove estão indecisos, dois não foram achados e um não quis revelar o voto. Essas posições podem mudar com as negociações em curso no Congresso. O parecer de 128 páginas será discutido amanhã na comissão e votado na segunda-feira. Houve protesto do lado de fora do plenário e bate- boca de governistas e oposicionistas no início da sessão.    
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu