Manchetes do dia

Terça-feira 26 / 05 / 2015

O Globo
"Planalto desiste de unir PT e monta tropa pró-ajuste"

Em semana decisiva para o governo, Levy avisa que dinheiro acabou

Depois de divergências entre ministros da área econômica, Dilma tenta unificar discurso em torno do pacote fiscal e corre contra o tempo; ministro da Fazenda reclamou que receita prevista no Orçamento era irreal


Na última semana para a aprovação das medidas provisórias do ajuste fiscal, a presidente Dilma convocou ontem nove ministros para pedir empenho na votação, no Congresso, das propostas que alteram regras de seguro-desemprego e pensões. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez um apelo pela aprovação, afirmou que é hora de reorganizar o financiamento público de longo prazo e avisou que “acabou o dinheiro”. Sobre os cortes no Orçamento, afirmou que eles foram necessários porque a receita prevista era irreal. O PMDB e o Planalto pressionam, mas a bancada do PT no Senado desistiu de fechar questão em torno do ajuste e deve ter pelo menos três votos contra. 

Folha de S.Paulo
"Governo tenta tranquilizar o mercado com ação pró-Levy"

Rumor de saída do ministro afeta Bolsa e dólar, mas operação acalma investidor

Depois da ausência do ministro Joaquim Levy (Fazenda) no anúncio do corte de R$ 69,9 bilhões no Orçamento, gerando especulações sobre o seu futuro no cargo, o governo Dilma tentou acalmar o mercado. A estratégia incluiu entrevistas do ministro, uma delas ao lado do colega Aloizio Mercadante (Casa Civil), e contatos de integrantes do governo com analistas para garantir que Levy ainda tem o apoio da presidente e não pretende deixar o ministério. Na abertura dos negócios, o mercado financeiro foi influenciado pelos rumores da saída, mas as cotações se ajustaram no final do dia, após a operação do governo. (...) Pela manhã, Levy afirmou que o “contingenciamento foi no valor adequado”, apoiando o corte que ficou abaixo do que ele defendia, de até R$ 80 bilhões. Mais tarde, o ministro participou da reunião de coordenação política com Dilma. Seu colega Nelson Barbosa (Planejamento) não foi. Os dois divergiram em relação ao tamanho do bloqueio. Levy pediu agilidade ao Senado para votar o pacote fiscal. “Delonga não favorece o crescimento.”

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu